27/06/2016

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Prefeito Lelo visita agricultores beneficiados por programa de estufas

Desde 2013 foram criados mais quatro programas para o setor agrícola...

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn acompanhado do secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima e do adjunto da pasta, Pedro Canísio Schneider visitaram cinco agricultores na tarde de quinta-feira, 23 de junho, para vistoria das estufas construídas com o auxílio do programa criado pela Administração Municipal.

"É muito bom ver as melhorias que proporcionamos para o setor primário. Fico muito orgulhoso do trabalho que prestamos em Nova Petrópolis e para a comunidade. É muito gratificante participar de momentos assim, de ver a planta crescer com qualidade e saber que a estufa proporciona ao agricultor mais qualidade de vida", destacou o prefeito Lelo.

Desde 2013, a Administração Municipal desenvolveu quatro novos programas que beneficiam o setor agrícola de Nova Petópolis. São eles:

Salas de Ordenha: com o objetivo de incentivar a cadeia do leite foi implantado o Programa de Incentivo à Construção de Salas de Ordenha. O Município auxilia em, aproximadamente, R$ 8 mil para uma sala de ordenha com a prestação de serviços como terraplanagem, acesso, isenção de taxas de licenciamento ambiental, seis metros cúbicos de brita e auxílio de 160 Unidade de Referência Municipal (URM) que atualmente está no valor de R$ 3,59, por Box construído. Já foram solicitadas sete construções de espaços de ordenha, sendo que seis já foram atendidas pelo Município.

Vespinhas: Em parceria com a Emater e o Conselho do Meio Ambiente, foi criado o Programa de Controle da Lagarta do Milho. A Prefeitura Municipal custeia 100% do custo dos ovos de vespa que controla a lagarta. O produtor paga apenas o frete. O foco é a redução do uso de agrotóxicos, menos agressão ao Meio Ambiente, menor dependência do agricultor às sementes transgênicas e mais qualidade de vida ao agricultor. O programa foi criado pensando na cadeia do milho que se destaca em Nova Petrópolis.

Ressarcimento do Gado: pensando na cadeia produtiva do leite e do gado de corte, foi criado o Programa de Ressarcimento pela Perda de Animais por tuberculose, brucelose e raiva bovina. O objetivo é dar maior segurança aos agricultores para que possam reiniciar suas atividades ou repor animais perdidos por estas doenças.

Estufas: com foco na cadeia dos hortigranjeiros, foi criado o Programa de Incentivo à Construção de Estufas. Além da terraplanagem, agora a Prefeitura Municipal restitui o valor do plástico em 300m² ou R$ 900,00. O objetivo é agregar renda e qualidade de vida aos agricultores que têm a possibilidade de produzir na entressafra, amenizando os efeitos climáticos e melhorar as condições de trabalho. Mais de 20 agricultores foram atendidos até o momento, no total de 46 solicitações. Os produtores rurais devem fazer o pedido na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, comprar o plástico e trazer a nota fiscal para ressarcimento.

A Secretaria Muncipal de Agricultura e Meio Ambiente está localizada no prédio da Prefeitura de Nova Petrópolis. O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 13h30min às 17h e o telefone é o (54) 3281-8414.