03/02/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Lelo inaugura Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger

Cerimônia de inauguração será realizada neste sábado, dia 07 de fevereiro, às 18h, no Pinhal Alto...

A administração do prefeito Regis Luiz Hahn e vice-prefeito Gregor Hermann entregará uma importante obra à comunidade no próximo fim de semana. Sábado, dia 07 de fevereiro, às 18h, no Pinhal Alto, ocorre a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger. Um momento marcante para a comunidade escolar, que aguarda esta obra há anos, e para o poder público municipal, que conseguiu reaver um projeto quase perdido e concluir a obra.

“Quando assumimos tivemos a missão de reaver este projeto para o qual o Município fora contemplado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pois a obra não havia sido iniciada. O Banco do Brasil pediu o valor destinado à obra de volta; mas, conseguimos contornar a situação e concluir a obra. Lutamos por algo que já estava praticamente perdido e será uma honra entregar esta obra à comunidade do grande Pinhal Alto”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn.

A Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger terá capacidade para atender 60 alunos de 0 a 5 anos e 11 meses vindos das localidades de Pinhal Alto, Feliz Lembrança, Nova Harmonia, Santa Inês, Zona Birk, Treze Colônias, Linha São Jacó e Nove Colônias. A direção da escola permanece com a professora Maria Terezinha Braun Schmitt, que contará com um supervisora em dois turnos por semana, quatro professores, seis auxiliares de desenvolvimento infantil e três funcionários para serviços gerais, sendo dois em tempo integral e um em meio turno.

“Quando essa escola estiver de pé, ficarei realizada”, disse a diretora Maria Terezinha Braun Schmitt em maio de 2013, quando foi assinado o contrato para a construção da nova escola, no Gabinete do prefeito. A diretora, pais de alunos e a comunidade do Pinhal Alto acompanharam a evolução da obra de perto.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, a inauguração da escola é um momento de extrema importância para a Educação no Município. “Equipe docente e alunos terão condições de trabalho e ensino em um espaço adequado. A nova escola oferece estrutura apropriada para melhor atender as crianças e proporcionar a elas educação de qualidade, a exemplo do que ocorre em toda rede municipal”, ponderou Cíntia.

“A orientação pedagógica do trabalho permanece a mesma; porém, agora todos os alunos e equipe de profissionais atuará em um mesmo local. Será excelente para desenvolver trabalhos conjuntos”, avaliou a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Noêmia Bauer, ao recordar que até ano passado alunos do berçário e maternal eram atendidos na Escola Fortaleza e estudantes da pré-escola, na Escola São José.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto da Escola Jacob Jaeger vem pronto do Governo Federal e contemplará 668,30m² de área construída em um terreno de 2.475m². A estrutura do educandário contará com quatro salas de maternal e pré-escola, fraldário, sala de repouso com berços, quatro solarium (áreas externas para crianças tomarem sol), banheiros femininos e masculinos para alunos, banheiros para portadores de necessidades especiais para alunos, parquinho, banheiro para creche, sala de professores, sala de administração, almoxarifado, banheiro feminino e marsculino adulto para portadores de necessidades especiais, refeitório, cozinha com despensa, triagem e lavagem, lavanderia com depósito, lactário, copa para funcionários, sala de multiuso e informática, pátio coberto e área externa com grama.

O obra da Escola Municipal de Educação Infantil terá um custo total de R$ 988.707,60, sendo R$ 627.688,11 recursos federais do FNDE e R$ 361.019,49 recursos do Município. A empresa QMG Construções LTDA, da cidade de Palmitinho, foi contratada para executar a construção.