29/11/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Prefeito e secretária de Educação participam do Fórum União Faz a Vida

Evento regional do programa foi realizado dia 22 de novembro, no Vale Real...

O prefeito Regis Luiz Hahn e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer participaram do VI Fórum Regional do Programa A União Faz a Vida. O encontro foi realizado dia 22 de novembro, no Centro de Convivência Arno Stoffels, em Vale Real. Educadores de Nova Petrópolis também estiveram presentes no evento, que teve como tema central “Projetos que cooperam para a construção de uma educação mais inclusiva”.
Durante a manhã foram realizadas oficinas. Jogos Pedagógicos: anos iniciais do Ensino Fundamental; Jogos Pedagógicos: na Educação Infantil; Pesquisa como estratégia de aprendizagem: como envolver o aluno nisso?; O aprendiz na pós-modernidade; Percussão corporal: uma nova proposta em Arte-Educação; Neurociência; Desafios da docência na contemporaneidade; Iguais, mas diferentes; e Reestruturação curricular: um novo olhar sobre a educação e o mundo foram as temáticas exploradas.
À tarde ocorreu a abertura oficial do VI Fórum Regional do Programa A União Faz a Vida, com a presença de prefeitos e secretários municipais. A principal palestra teve como tema “Projetos que cooperam para a construção de uma educação mais inclusiva” e foi ministrada por José Pacheco, licenciado em Ciências da Educação. Mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foi professor na Escola da Ponte – Vila das Aves – Portugal (1976/2006) e professor da Escola Superior de Educação do Porto e Membro do Conselho Nacional de Educação (1999 – 2002).
O palestrante é coordenador de atividades científicas e pedagógicas para diversas instituições públicas e privadas em Portugal e no Brasil. Desde 2001, vem acompanhando no Brasil, com regularidade, projetos de escolas nos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Além do trabalho realizado nessas instituições, é palestrante e ministra cursos e seminários em escolas, universidades, centros de formação de gestores, empresas, bem como no MEC. Como autor, tem vários artigos publicados em livros e revistas especializadas sobre formação, avaliação e inovação educacional; é autor de nove livros na área.