08/12/2022

Praça Theodor Amstad é reinaugurada em Linha Imperial

Projeto de revitalização do espaço público foi executado pela Sicredi Pioneira e Casa Cooperativa de Nova Petrópolis

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro, a reinauguração da Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial. Com grande relevância histórica, comunitária e turística, o espaço público teve o projeto de revitalização executado pela Sicredi Pioneira, com apoio da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, em ação que integra as comemorações do aniversário de 120 anos da instituição financeira.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, do presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt; da presidente da Casa Cooperativa, Heloisa Helena Lopes; do diretor da Aliança Cooperativa Internacional – Américas, Danilo Sallermo, e do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva.

Outras autoridades públicas, lideranças ligadas ao cooperativismo e representantes comunitários também acompanharam a entrega da nova praça. O ex-prefeito de Nova Petrópolis, Roberto Kehl, representou a comunidade de Linha Imperial no agradecimento à Sicredi Pioneira pelo projeto.

Em sua fala, o prefeito Jorge Darlei Wolf enfatizou que a Praça Theodor Amstad surgiu a partir da iniciativa da comunidade de Linha Imperial. “Segue sendo um espaço para uso da comunidade, mas também para receber os visitantes, que em grande número vêm aqui para conhecer as origens e a força do cooperativismo. Podemos chamar este espaço de jardim do cooperativismo”, afirmou.

A praça foi construída pela comunidade e inaugurada em 1942, em homenagem ao padre Theodor Amstad. Em 2019, o espaço público foi adotado pela Sicredi Pioneira. Iniciado em agosto de 2022, o projeto de revitalização foi discutido em audiência na comunidade de Linha Imperial e aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e pelo Poder Público Municipal.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP