13/03/2023

Praça da Vila Germânia recebe nome de Elisabeth Christina Seibt

Prefeito Jorge Darlei Wolf sancionou lei que homenageia a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores

A praça localizada na esquina das ruas Wenzel Schwantes e Prefeito Albano Hansen agora se chama Praça Elisabeth Christina Seibt. A denominação ocorreu no último dia 9 de março, quando o prefeito Jorge Darlei Wolf, em ato no gabinete, sancionou e promulgou a Lei Municipal 5.242/2023 que homenageia a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis. O projeto que resultou na lei é de autoria da vereadora Naira Sauter Seibt, que estava presente na assinatura.

De acordo com o projeto apresentado, a denominação de Praça Elisabeth Christina Seibt, na Vila Germânia, presta homenagem a uma mulher que se destacou e colaborou em diversos setores no município, principalmente na área assistencial. “Com essa Lei Municipal, queremos lembrar de uma pessoa que fez muito por Nova Petrópolis, principalmente nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. É muito significativa e merecida essa lembrança”, disse o prefeito no ato.

Elisabeth foi vereadora entre 1997 e 2000, e, neste período, chegou a ser líder do governo na Câmara Municipal, defendendo projetos importantes e estratégicos para o Poder Executivo, como a compra da área que permitiu estender a avenida Padre Affonso Theobald até o Centro de Eventos; a aprovação do Termo de Ajustamento de Conduta com a Promotoria Pública para a recuperação do antigo lixão e construção da Usina de Reciclagem de Lixo; e projetos para pavimentação de diversas ruas.

A homenageada foi a primeira mulher a assumir a presidência do Legislativo Municipal, em 2000, e também esteve envolvida na coordenação do Movimento Assistencial Voluntário, iniciativa da Prefeitura com o objetivo de reunir voluntários para prestar assistência às famílias em vulnerabilidade de Nova Petrópolis.

Crédito da foto: Francis Limberger/Comunicação PMNP