Posto do IGP alerta que validade das carteiras de identidade vai até 2032

População nova-petropolitana com documento emitido a partir de 2006 não tem urgência para a atualização

Desde o início deste ano, o posto de identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Nova Petrópolis, ligado à Prefeitura Municipal, tem registrado aumento significativo na procura da população para atualizar o documento de identidade. No entanto, a equipe da unidade alerta que não há necessidade de urgência, pois a carteira de identificação, se emitida após 2006, é válida até 2032.

O diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional, Márcio Seefeld, que está à frente do serviço, informa que os documentos de identidade têm duração de dez anos, então, se o RG da pessoa ainda está no prazo, ela não precisa atualizá-lo neste momento. Precisará emitir uma nova via, gratuitamente, apenas quando o documento ultrapassar o vencimento.

A confusão sobre a validade dos documentos de identidade tem sido observada em todo o país e levado o público a comparecer maciçamente aos postos de identificação, causando lentidão na prestação do serviço. Além disso, pessoas de outras cidades têm procurado os postos de municípios menores, buscando agilidade na emissão, o que também causa transtorno ao atendimento dos munícipes.

Caso o cidadão precise atualizar seu documento, pode agendar o atendimento pelo telefone (54) 3281-8420. O posto de identificação do IGP funciona na rua Rio Brande, 407, edifício Comercial Amarylli’s, sala 110. Mais informações sobre os agendamentos podem ser conferidas no site https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade-5ee93e9e2e0ef.

Nova Carteira de Identidade Nacional

Em 2022, o governo federal anunciou que a nova Carteira de Identidade Nacional passaria a ser emitida a partir de agosto daquele ano no Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e no restante dos estados brasileiros até o final de 2023. O documento unifica os números de registro civis e visa impedir identidades com numerações diferentes, além de possuir versão impressa e digital.

É importante ressaltar que o último modelo do documento é válido até 2032, então não é preciso atualizá-lo imediatamente para o novo modelo. Caso a versão que o cidadão possui atingir a validade de dez anos, poderá solicitar a emissão do novo documento sem custo algum.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP