19/09/2013

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Posse responsável e controle populacional de animais são temas de reunião

Representantes da prefeitura de Nova Petrópolis participaram do encontro em Gramado...

O secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, o fiscal municipal, José Henrique Silveira e a voluntária da Associação Focinho Amigo, Kassandra Bertóglio Dorneles participaram de um momento inédito na defesa dos direitos dos animais na região. O encontro ocorreu dia 10 de setembro, no Centro Municipal de Saúde, em Gramado.
O controle populacional de cães e gatos, o fortalecimento da educação sobre a posse responsável de animais na comunidade e a melhoria da qualidade dos serviços de vigilância e fiscalização foram os temas norteadores do encontro. O evento contou com a participação de Vigilâncias em Saúde/Ambiental da Região, ONG‘s de proteção aos animais, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e da Secretaria Especial dos Direitos Aninais (SEDA), de Porto Alegre.
A secretária da SEDA, Regina Becker, 1ª Dama de Porto Alegre, palestrou sobre o funcionamento da pasta e expôs a necessidade de todos os Municípios trabalharem questões como castração e chipagem de animais e a conscientização das pessoas sobre a posse responsável. O representante do CRMV, médico veterinário Mateus Lange, também discorreu sobre a legislação vigente e sobre a necessidade de punir quem maltrata ou abandona os animais. Ambos foram unânimes ao afirmar que canis e gatis são depósitos de animais, não solucionam o problema. “A solução está em cada um fazer a sua parte pelo bem-estar dos animais”, enfatizaram.
Segundo a presidente da ONG Consciência Animal, de Gramado, Luciana Niedeauer, a cidade tem o prazo de três anos para desativar o canil municipal. “A ONG vai continuar existindo, mas não iremos mais recolher animais”. Recentemente, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde iniciaram um programa de castração de animais na cidade.
Em Nova Petrópolis, a Prefeitura mantém um convênio com a Associação Focinho Amigo para a castração de cães e gatos, a baixo custo. A partir desse encontro, novas iniciativas devem ocorrer por meio da parceria que já existe há três anos entre Prefeitura Municipal e a entidade.