08/07/2020

Poder Executivo propõe a Lei de Liberdade Econômica em Nova Petrópolis

Projeto de Lei foi encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores

O Poder Público de Nova Petrópolis encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei 028/2020, que dispõe sobre normas relativas à Livre Iniciativa e ao Livre Exercício de Atividade Econômica no Município de Nova Petrópolis. O projeto pretende simplificar e agilizar a instalação de empresas e empreendimentos de baixo risco em Nova Petrópolis. A matéria foi apreciada na sessão ordinária de 6 de julho e permanece em pauta para ampliação do debate por parte dos edis e posterior votação.

O projeto de Lei proposto pelo Executivo, se for aprovado pela Câmara de Vereadores, será popularmente denominado de “Lei da Liberdade Econômica” que, em síntese, pode ser justificado como simplificação e agilização de instalação de empresas e empreendimentos de baixo risco, em Nova Petrópolis, sem a burocracia da análise prévia, conhecida como “alvará de localização e funcionamento”, o que permitirá um empreendimento de baixo risco, instalar-se de forma célere. No entanto, é importante esclarecer que a responsabilidade pela veracidade das informações e o cumprimento da legislação é do empreendedor, passando o Poder Público a exercer o seu papel fiscalizador da lei, após a implantação.

A Lei de Liberdade Econômica possibilitará aos empreendedores de Nova Petrópolis a afirmação dos fundamentos de valoração do trabalho e da livre iniciativa, a garantia do livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização dos órgãos Municipais. A liberdade de iniciativa e do exercício ficam condicionados, contudo, à observância das condicionantes da Lei, a fim de evitar a desordem, o caos e a má-fé. O Município, enquanto agente normativo e regulador da atividade econômica, exercerá, na forma da Lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento.

“Iniciamos a construção deste projeto ainda em novembro de 2019, quando realizamos uma capacitação com a equipe de fiscais Municipais e agentes tributários da, com o apoio do Sebrae/RS em função da adesão da Prefeitura de Nova Petrópolis ao Programa REDESIMPLES, um sistema integrado de informações para a abertura de empresas, que converge com a proposta da Lei da Liberdade Econômica. Agora, contamos com a apreciação positiva por parte dos edis para que possamos simplificar e desburocratizar o processo de registro e licenciamento de empresas no Município, fomentando, assim, a economia local”, declarou o secretário Municipal da Fazenda, Claus Nelson Altevogt.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

FOTOS TIRADOS EM 22 DE NOVEMBRO DE 2019, ANTES DA PANDEMIA