24/04/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Plano de treinamento contra incêndios chega em escolas

Iniciou na manhã de quarta-feira, 24 de abril, na Escola Municipal Bom Pastor, em Linha Brasil, o Programa de Prevenção e Combate a Princípios de Incêndios e Evacuação de Locais de Risco. A atividade, realizada de forma voluntária pelo presidente do CONSEPRO, João Batista dos Santos, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, tem como intuito orientar funcionários, professores e alunos quanto à prevenção de acidentes e incêndios, bem como mostrar os procedimentos que devem ser adotados nestas situações.
O plano de treinamento, dividido em dois módulos, cada um de duas horas, tem como conteúdo teórico a importância da prevenção de acidentes e incêndios, tipos de acidentes e princípios de incêndios mais comuns. Além disso, também é mostrada a composição do fogo, os agentes extintores e é explicada a importância da sinalização de emergência. Na parte prática do treinamento, é ensinado o manuseio correto de extintores de incêndio, formas de contatar o Corpo de Bombeiros e Ambulância, e também é realizado um simulado de evacuação do local.
O Prefeito Régis Hahn e a secretária da Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer, visitaram a Escola Bom Pastor para conferir o primeiro dia do programa, do qual participaram oito turmas do 6º ao 9º ano, totalizando aproximadamente 200 alunos, além dos profissionais da educação. Para o prefeito Régis Hahn, o treinamento nas instituições de ensino é fundamental, “Conhecimento, prevenção e responsabilidade. Essas palavras fazem toda a diferença e podem salvar muitas vidas em caso de acidentes”, destacou.
De acordo a secretária da Educação, Cíntia Reisdoerfer, a iniciativa veio para ajudar a resolver um problema bastante atual, “É importante que todos em uma escola saibam como proceder no caso de um incêndio. Não queremos que tragédias como as que vimos nos últimos tempos se repitam”, disse. De acordo como diretor da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini, a ação é bem-vinda, pois traz orientações sobre procedimentos que muitos desconhecem, “Estão investindo na prevenção, isso é elogiável”, destacou.
Para João Batista dos Santos, responsável pelo programa de treinamento, a iniciativa veio de encontro a um anseio das instituições de ensino, “A ação foi muito bem recebida, tanto pela diretoria quanto pelos professores da escola, e também pelos alunos. Era algo que fazia falta”, garantiu o presidente do CONSEPRO, que possui grande conhecimento na área de prevenção de acidentes e combate a incêndios, graças aos anos que trabalhou como bombeiro voluntário.
O Programa de Prevenção e Combate a Princípios de Incêndios e Evacuação de Locais de Risco vai atender todas as escolas de Nova Petrópolis nos próximos meses.