09/07/2014

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos foi tema de Audiência Pública

Reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente...

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou na noite de terça-feira, 1º de julho, a Audiência Pública visando a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Nova Petrópolis. A reunião, que ocorreu no Salão Xadrez do Centro de Eventos, reuniu um público de 20 pessoas, entre eles secretários municipais e vereadores, além de representantes da ACINP, Hospital de Nova Petrópolis e da Emater.
O encontro foi dividido em dois momentos, no primeiro, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, apresentou o processo de construção do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. O secretário Dall’Agnol também explicou para os presentes os diversos tipos de resíduos sólidos existentes, bem como o funcionamento do sistema de coleta dos mesmos e campanhas específicas realizadas pelo poder público.
No segundo momento da reunião, os participantes foram divididos em grupos e cada um ficou responsável por deliberar sobre seis eixos temáticos que tratavam sobre resíduos sólidos: Doméstico – Limpeza Urbana e Saneamento; Prestadores de Serviços – Transporte e Estabelecimentos Comerciais; Agropastoris; Industriais; Saúde e Especiais; Construção Civil e Mineração.
De acordo com o secretário André Dall’Agnol, a audiência serviu para reunir observações e sugestões da comunidade para a posterior criação do Plano de Ação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “Conseguimos reunir representantes de todos os segmentos da cidade, que tiveram a oportunidade de identificar problemas e apresentar soluções para os mesmos. O próx imo passo é compilar e detalhar todas essas opiniões e incluí-las no processo de construção do plano”, explicou Dall’Agnol.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis ressaltou ainda que, como o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos será projetado para atender uma demanda para um período de 10 anos, é de extrema importância a participação de representantes de todos os setores da sociedade na construção dessa política.