28/08/2023

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Pinheiro Multissecular é tombado como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis

Tombamento foi encerrado com um abraço simbólico à árvore, localizada em sítio na Linha Imperial

Uma cerimônia simbólica realizada nesta sexta-feira, 25 de agosto, oficializou o tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis. O ato aconteceu em volta do exemplar de araucária angustifólia, com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf, do vice-prefeito Martim Wissmann, e da proprietária do terreno em que a árvore está, Lourdes Grings. A cerimônia foi concluída com um abraço coletivo no Pinheiro.

O Pinheiro Multissecular está localizado na Linha Imperial, no Sítio Dona Amália, em uma área de 707,26 metros quadrados. Na cerimônia, alunos e professores das escolas Ottinho e Bom Pastor, que desenvolveram trabalhos em sala de aula sobre as araucárias, apresentaram suas pesquisas como forma de homenagear a araucária e a iniciativa de tombamento.

O prefeito Jorge Darlei Wolf agradeceu a proprietária Lourdes Grings por ser parceira do Poder Público na preservação desse exemplar de araucária, e afirmou que todas as vezes que representa Nova Petrópolis em eventos fora da cidade, faz questão de valorizar esse patrimônio natural. “Precisamos preservar o Pinheiro para que ele continue aqui para as futuras gerações”, disse.

Lourdes Grings falou sobre o sentimento de ver que o Pinheiro poderá realmente ser preservado. A árvore sempre foi alvo da proteção de Lino Grings, pai da proprietária e primeiro prefeito do município. Ela também pediu que o projeto de transformar a área em uma reserva ambiental tenha continuidade para que a fauna e a flora da região sejam protegidas e restauradas. Nesse sentido, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, o prefeito ressaltou que o Município vai trabalhar para que isso seja possível. “Vamos poder buscar recursos governamentais para melhorar os acessos e a área do Pinheiro, incentivando o turismo”, afirmou o secretário.

A iniciativa de tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis surgiu pelo trabalho das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente. Os esforços para que a medida de proteção se concretizasse contou com a parceria da proprietária Lourdes Grings, que no dia 18 de agosto assinou o termo de autorização para que a Prefeitura pudesse agir.

Participaram do ato simbólico de tombamento os secretários adjuntos de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Schwantz; e de Agricultura e Meio Ambiente, Guilherme Lohmann; o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Pedro Scheer; a presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach; e a integrante da comissão que está à frente do tombamento, Jussara Prates. Membros da equipe do Departamento de Cultura da Prefeitura também estiveram presentes.

Conheça mais sobre o Pinheiro Multissecular

A árvore, considerada ponto turístico do município, está situada na rua Josef Grings, em Linha Imperial, em um terreno com área de 707,26 metros quadrados, nomeado de Sítio Dona Amália. O Pinheiro possui 35,1 metros de altura e 2,07 metros de diâmetro.

De acordo com pesquisa do Departamento de Cultura do Município, o exemplar de Pinheiro presente em Nova Petrópolis é considerado como a décima araucária gigante com diâmetro à altura do peito da região sul do Brasil e a segunda maior do Rio Grande do Sul - ficando atrás apenas da árvore localizada no Parque do Pinheiro Grosso, em Canela.

Conforme relata Lourdes Grings, o terreno em que o Pinheiro Multissecular está foi adquirido por seu pai, Lino Grings, que veio posteriormente a ser o primeiro prefeito de Nova Petrópolis. Em 1998, pelos registros de jornais da época, a árvore passou a ser ponto de visitação, ganhando um acesso com placa de identificação.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP