29/08/2013

Parceria possibilita acesso ao microcrédito em Nova Petrópolis

Programa Gaúcho de Microcrédito ocorre pela Prefeitura e Juriti Microfinanças...

É papel do poder público municipal propor e apoiar políticas de estímulo à expansão do microcrédito, promovendo o surgimento, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos. Para tanto, recentemente foi celebrado o Termo de Parceria, que tem por objeto o desenvolvimento de ações conjuntas, com a finalidade de desenvolver e implantar ações de microcrédito produtivo e orientado, no âmbito do Programa Gaúcho de Microcrédito, em Nova Petrópolis, por meio da Juriti Microfinanças. Também são entes desta parceria a Secretaria da Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), que é a Coordenadora do Programa Gaúcho de Microcrédito e o BANRISUL que é o Agente de Intermediação principal do Programa.
A parceria entre a Prefeitura e a Juriti Microfinanças tornou-se uma alternativa viável para a reconstituição dos vínculos produtivos entre agentes, comunidades e instituições diante do credenciamento do Município no Programa Gaúcho de Microcrédito, visando suprir a necessidade dos empreendedores locais, integrá-los às estratégias de desenvolvimento endógeno, às políticas de inclusão social e desenvolvimento dos Governos, assim como, da grande interação social existente entre o segmento dos pequenos negócios e a população em geral, que possibilita o resgate de vários aspectos da cidadania nos extratos sociais mais vulneráveis, minimizando desigualdades e promovendo a sustentabilidade social.
O programa se justifica e é viabilizado para garantir o acesso de empreendedores ao microcrédito, assegurando à melhoria das relações e da estabilidade econômica de seus negócios, utilizando-se de metodologias e mecanismos ágeis e efetivos, sem descuidar dos aspectos da economicidade das operações. Conceder microcrédito produtivo e orientado de acordo com o Programa Gaúcho de Microcrédito; fortalecer a geração de trabalho, emprego e renda; dinamizar a economia local; melhorar a qualidade de vida; promover a inserção socioeconômica dos beneficiários; e, impulsionar os programas de desenvolvimento endógeno sejam eles de proposição do Executivo Federal, Estadual ou Municipal também são objetivos deste programa.
O prefeito Regis Luiz Hahn; o secretário da Fazenda, Claus Altevogt; o secretário de Administração, Jorge Loesch; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Daniel Camargo e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Seger, participaram do ato de assinatura do Termo de Parceria. O gerente estadual da Juriti, Airton Neves; o coordenador regional da empresa, Heverton Zapelini dos Santos; a agente de crédito da Juriti, Doriane Roque e o responsável pelo suporte e apoio à Prefeitura, Brande Costa Silveira estiveram em Nova Petrópolis para formalizar a parceria.
Mais informações para a obtenção de crédito, com juros de 0,41% ao mês, podem ser obtidas com a agente de crédito e oportunidades da Juriti, Doriane Roque, na agência local do SINE, localizada junto à sede do Sindicato Calçadista, ou pelo fone (54) 3281-2340.