10/12/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Padre Theodor Amstad é o patrono do Cooperativismo Brasileiro

Lei Federal 13.926/2019 oficializa título ao fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina

A Lei Federal 13.926/2019 que determina como patrono do Cooperativismo Brasileiro o padre Theodor Amstad foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 9 de dezembro. O reconhecimento ao padre suíço é uma homenagem ao fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina, em 1902, em Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis ostenta o título de Capital Nacional do Cooperativismo desde 2010 pelo sistema cooperativo instalado no Município pelo Padre Theodor Amstad. A cidade conta com uma praça que homenageia o pioneiro ao lado do Memorial Padre Amstad, na comunidade de Linha Imperial. O Parque Aldeia do Imigrante está a sede da Bauernkasse, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, reformada pela Sicredi Pioneira RS em 2019.

O Monumento ao Cooperativismo está localizado junto a Praça das Flores e é constituído de 7 pessoas que retratam as diversas profissões da época e carregam juntas "uma pedra que estava no caminho" – citação do Padre Theodor Amstad, em 1900 em referência à união de pessoas com objetivos comuns para superar dificuldades. A cena também simboliza os sete princípios e as sete cores da bandeira do cooperativismo.

A cooperativa de crédito fundada pelo Padre Theodor Amstad é a atual Sicredi Pioneira RS, uma das 111 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas são associadas ao modelo e mais de 3,9 milhões deste total entraram para o segmento nos últimos cinco anos, de acordo com o Banco Central.

Saiba mais sobre Nova Petrópolis no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Foto: Fábio Spier