10/10/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Outubro Rosa tem programação especial em Nova Petrópolis

Decoração dos postos de saúde, iluminação do prédio da Prefeitura e o Chá da Amizade são algumas das atividades previstas

O Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, já começou em Nova Petrópolis. Para trabalhar o assunto, a Administração Municipal projetou atividades em todas as unidades básicas de saúde e a iluminação de prédios públicos na cor rosa. No dia 20 de outubro acontece a 10ª edição do Chá da Amizade, no salão da Igreja Católica do Centro, para arrecadação de valores que serão aplicados em exames e procedimentos de tratamento do câncer para moradores locais.

Desde o início de outubro, os prédios da Prefeitura e da Secretaria de Saúde e Assistência Social estão iluminados à noite na cor rosa, em referência ao mês. Até dia 31, quem passar pelas ruas Sete de Setembro (em frente a Praça das Flores) e na rua Coronel Alfredo Steglich poderá conferir a iluminação temática.

Ao longo de outubro, estão previstas diversas ações nos postos de saúde, como palestras com profissionais e rodas de conversa com as comunidades envolvendo a prevenção contra o câncer; distribuição de flores; momentos de cuidado de beleza; musicoterapia e distribuição de material informativo sobre o tema. Nesse período, a Secretaria de Saúde também amplia as coletas dos exames preventivos para câncer de mama e os citopatológicos.

As programações de cada uma das unidades básicas de saúde precisam ser conferidas individualmente. Na UBS Vila Germânia, por exemplo, aconteceu no dia 7, último sábado, o Cafézinho Consciente, com a coleta de exames citopatológicos, testes rápidos e com música ambiente. Além de atividades especiais, os postos também estão decorados em referência ao Outubro Rosa.

10º Chá da Amizade

Entre os destaques da programação está a realização do 10º Chá da Amizade, um evento beneficente organizado pela Prefeitura, a Associação Comercial Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) e a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase). O objetivo é proporcionar uma noite de confraternização e solidariedade em prol da prevenção e tratamento do câncer na cidade.

Em 2023, o encontro acontece dia 20 de outubro, às 19h30, no salão da Igreja Católica do Centro. Está prevista a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre elas 51 mulheres representantes de diversos segmentos, como a primeira-dama Elaine Wolf e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Kátia Regina Zummach.

Ainda é possível adquirir convites para o evento com as patronesses, ao valor de R$ 80,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3281-1755 e 2181-3750 e na página do Instagram @chadaamizadenp.

Crédito das fotos: Divulgação (chá e iluminação) / Adriana Rabassa (decoração UBS) - Comunicação PMNP