23/03/2013

Secretaria de Administração

Orquídeas dão show de beleza e aroma no Centro de Eventos

...

A XV Exposição Regional de Orquídeas promovida pela Asonp, Associação de Orquidófilos de Nova Petrópolis, que esta acontecendo no  Centro de Eventos da cidade, com abertura oficial  às 14h. O evento faz parte da programação Magia da Páscoa. Na oportunidade estiveram presentes autoridades locais e regionais, Prefeito Régis Hahn, Vice-prefeito Gregor Hermann, Secretário Municipal do Turismo, Indústria e Comércio Daniel Sampaio, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis Jorge Luiz Lüdke, presidente da Asonp João Sérgio Wittmann,  presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos Claudio Gross Alencastro,e um dos fundadores da Asonp, Ewald Orlioni. Atualmente a Associação de Nova Petrópolis conta com 36 associados, de acordo com o presidente da Associação João Sérgio Wittmann, o interesse dos expositores nesta edição foi maior que nas edições passadas. “Faltou espaço nas mesas para expor as plantas e o público visitante também será maior, temos como objetivo para o próximo ano, expandir nosso evento a nível estadual”, finalizou. O prefeito municipal, Régis Hahn, destacou a sua admiração pelas flores, na oportunidade agradeceu a organização da exposição, colocando a prefeitura municipal à disposição para dar total incentivo a esses importantes eventos que acontecem em Nova Petrópolis. “ Essas flores são para encher os olhos e alimentar a alma com as suas belezas e aromas,”ressaltou.

O evento contou com cerca de 100 expositores, da região e de outros estados. Perfumando e colorindo o ambiente, marcaram presença diversas espécies exuberantes da flor, como, Cattleya labiata, Cattleyas híbridas, Outras Cattleyas espécie nacionais, outras Cattleyas espécie estrangeiras, Laelias, Dendrobium, Paphiopedilum, Phragmipedium, Oncidium, Phalaenopsis, Vanda, Miltonia, Micro-orquídeas com denominações variadas, orquídeas terrestres, entre elas a Cymbidium. Além dos tradicionais expositores das cidades vizinhas como, Três Coroas, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Feliz, Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí, Farroupilha, Porto Alegre e Lajeado, destacou se a participação do colecionador da cidade Catarinense de Pomerode. Para o expositor Osmar Mandel, fundador da Associação Circulo Orquidófilo de Pomerode (SC), que participa do evento há 3 anos, valeu a pena viajar 438 Km, para chegar até Nova Petrópolis e expor suas diferentes espécies de orquídeas. “Colecionar orquídeas é uma alegria, uma paixão,” ressaltou o expositor.

Na manhã de hoje ocorreu a premiação de diversas plantas, sendo que 29 espécies foram avaliadas em primeira colocação, destaque para orquídea da espécie Cattleya Labiata. O evento acontecerá também durante o domingo, com encerramento às 17h.