04/03/2021

Orquestra Juvenil Municipal de Nova Petrópolis retoma as aulas

Num primeiro momento, os 19 alunos instrumentistas têm atendimento remoto

Esta semana marca o retorno dos trabalhos da Orquestra Juvenil Municipal de Nova Petrópolis, mantida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e liderada pelo maestro Leandro Sudbrack. Na noite de terça-feira, 2 de março, aconteceu a primeira reunião virtual para a definição de como será o retorno.

A Orquestra Juvenil retoma as atividades com 19 alunos instrumentistas, o mesmo número que tinha ao final de 2020. A última apresentação presencial aconteceu durante a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha, em 2019. Ao longo do ano passado, o conjunto já teve que recorrer aos meios eletrônicos para manter as aulas. “Alguns vídeos foram produzidos para mostrar o resultado do trabalho remoto”, ressalta a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Cândida Maldaner.

Em 2021, o grupo será dividido por áreas (violinos, metais iniciantes, contrabaixo, violões e guitarras e sopros avançados) e passará a ter aulas pela internet nas terças e quintas-feiras. “Assim que possível, faremos de forma presencial, em grupos menores, com distanciamento e os cuidados necessários”, afirma o maestro.

“O Departamento de Cultura muito se orgulha do trabalho destes jovens e também do maestro Leandro, que, desde a sua fundação, em 2018, vem trabalhando de forma muito especial com os músicos. Que seja um ano muito especial e de muito trabalho para esta linda Orquestra”, comenta Cândida.

Conforme a diretora, mesmo com as atividades do ano letivo de 2021 em andamento, a Orquestra Juvenil está aceitando a entrada de novos integrantes, que podem ter de 12 a 27 anos de idade. É preciso ter o instrumento musical e os conhecimentos básicos de música.

O contato com o Departamento de Cultura pode ser feito pelo e-mail culturanp@novapetropolis.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 99704-8575.

Crédito das fotos: Divulgação/Reprodução