17/02/2021

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Operação para transporte de avião até Nova Petrópolis teve início nesta quarta-feira

Primeira etapa vai até sábado e consiste no carregamento dos caminhões

Teve início nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a operação de transporte do Boeing 727, da extinta companhia aérea Varig, até Nova Petrópolis. A primeira etapa, que deve ir até o sábado, dia 20, consiste no carregamento dos caminhões que farão o transporte do corpo principal e das demais peças da aeronave.

Uma vez carregados os caminhões e definidas as dimensões das cargas, as empresas envolvidas no empreendimento darão início ao deslocamento rodoviário, de Porto Alegre até a Linha Imperial, onde a aeronave fará parte de um atrativo turístico dedicado à memória da Viação Área Riograndense.

Segundo informações repassadas pelo Grupo VARIGVIVE à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, as primeiras peças a serem colocadas nos caminhões são as asas. Cada uma tem 18 metros de comprimento e 5,5 metros de largura. “É um trabalho muito delicado, pois as asas exigem bastante cuidado para não danificar”, afirma o presidente do Grupo VARIGVIVE, Rubem Oscar Bürgel. Em uma segunda carreta serão acondicionadas a cauda e demais partes traseiras do Boeing.

Por fim, acontecerá o carregamento do corpo principal do avião, serviço para o qual é necessário um guindaste de dimensões maiores. Por conta da proximidade com o Aeroporto Salgado Filho, este guindaste só poderá ser operado em horários especiais, de modo a não interferir no tráfego aéreo. Assim, a previsão é de que o carregamento do corpo principal do avião aconteça na madrugada da sexta-feira para o sábado.

Se a etapa de carregamento dos caminhões for concluída até o sábado, a previsão da VARIGVIVE é de que o deslocamento dos veículos em direção à Serra Gaúcha tenha início na próxima semana. Em Nova Petrópolis, a Prefeitura prepara uma programação especial para receber a novidade.