10/05/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Olimpíada Escolar inicia com provas de atletismo

Evento vai até o dia 9 de junho no Centro de Eventos...

Na manhã fria de quarta-feira (8), teve início 7ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb de Nova Petrópolis. Às 8h, a pista atlética da Escola Frederico Michaelsen estava repleta de estudantes de todas escolas de Nova Petrópolis, que mais tarde disputaram as provas de atletismo nas categorias infantil de juvenil. O ex-professor de Educação Física, Valmor Marco Schommer, foi homenageado na solenidade de abertura da olimpíada, realizada pelo Departamento do Desporto de Nova Petrópolis.
A abertura das competições contou com a presença do prefeito municipal Régis Luiz Hahn, da secretária municipal da Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer, do assessor do Desporto de Nova Petrópolis, Luiz Port, além do secretário municipal de Obras, Oraci de Freitas. O patrono da olimpíada, Geraldo Kolb, também participou da abertura e foi lembrado nos discursos do prefeito Régis Hahn e de Valmor Schommer, como sendo um dos grandes precursores do esporte na cidade.
“O professor Geraldo, é um dos maiores responsáveis pela realização dessa olimpíada, devemos muito a ele. Não é à toa que a competição leva o seu nome”, destacou Valmor Marco Schommer, que recebeu das mãos do prefeito Régis Hahn uma placa em homenagem ao seu trabalho em prol do esporte. Ainda de acordo com Schommer, que foi professor por 28 anos na Escola Estadual Padre Werner, a Olimpíada Escolar ensina mais do que apenas competir, “A única limitação que temos é aquela que nós mesmos pensamos possuir. Desejo que vocês consigam colocar no pescoço a medalha de vencedor não só de uma modalidade esportiva, mas da vida”, comentou.
Para o prefeito Régis Hahn, a realização das olimpíadas se deve ao esforço dos professores, que merece ser valorizado, “Respeitem seus mestres. Eles são os responsáveis por essa competição e por muitas outras coisas na vida de vocês”, ressaltou Hahn, que também lembrou que o esforço e a superação, aprendidos com o esporte, são imprescindíveis para todos os aspectos da vida.
O professor Geraldo Kolb, que lecionou por 32 anos, 16 deles em Nova Petrópolis, se mostrou surpreso com tamanho reconhecimento de seu trabalho, “Nunca imaginei que teria uma competição esportiva com meu nome. Tudo que fiz foi pensando em ver o esporte se desenvolver em Nova Petrópolis, nada mais que isso”, confessou.
As modalidades disputadas na abertura da olimpíada nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino, foram arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, salto em altura e distância. Além dessas, para a categoria infantil, também foram realizadas as provas de corrida dos 100, 250 e 800 metros. Já o juvenil, disputou os 100, 400 e 1.500 metros.
O atletismo para as categorias pré-mirim e mirim está marcado para a próxima sexta-feira (17), na pista atlética da escola Frederico Michaelsen. Em caso de chuva, a competição está prevista para ser realizada no dia 22, ou no dia 24 de maio. A 7ª Olimpíada Escolar, que se estende até o final do ano letivo de 2013, ainda terá disputas nas modalidades de futsal, voleibol, handebol e jogos de raciocínio.