06/12/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Oficina de Arte Urbana do Cras desenvolve placas para a campanha de “16 dias de ativismo”

Educandos usaram técnicas do grafite para produzir o material

Educandos que participam da oficina de Arte Urbana desenvolvido pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) fizeram placas alusivas aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. Para expressar suas percepções sobre o tema, as crianças utilizaram técnicas do grafite.

Desde o mês de outubro, o educador social José Francisco Esteves e a assistente social Jéssica Telles vêm desenvolvendo ações sobre os “16 dias de ativismo” com as crianças e adolescentes. A principal atividade realizada foi a confecção de placas utilizando as técnicas do grafite. Após discussões sobre o tema, como formas de enfrentamento e tipos de violência contra a mulher, os jovens puderam expressar suas opiniões através da arte nas placas.

Cerca de 50 placas foram produzidas pelos educandos de 10 a 17 anos. Para a assistente social, Jéssica Teles, “a oficina propõe reflexões sobre o poder da arte como forma de mudar a sociedade, além de ser uma forma dos jovens exporem suas opiniões e percepções”.

Os educandos também participarão de outra ação da programação dos “16 dias de ativismo”. Eles levarão as placas para as atividades que serão realizadas nas escolas, em que falarão de suas produções. O material também foi exposto, entre os dias 23 e 28 de novembro, na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis.

A oficina de Arte Urbana é desenvolvida com os educandos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo semanalmente. Os jovens participam de atividades de hip-hop, grafite e skate sempre relacionadas ao desenvolvimento pessoal e intelectual.

Crédito das Fotos: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP