13/05/2015

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Obras de implantação do sistema de videomonitoramento têm início em Nova Petrópolis

Prefeito Regis Hahn acompanhou instalação de cabos de fibra óptica no município...

O Governo Lelo e Gregor transformou a quarta-feira, 13 de maio de 2015, em uma data que será lembrada em Nova Petrópolis. Neste dia, funcionários da empresa Digitaltec, responsável pela implantação do sistema de videomonitoramento no Município, deram início às obras de implantação do sistema de videomonitoramento. A primeira etapa da obra, que consistiu na instalação de cabos de fibra óptica, foi acompanhada pelo prefeito Regis Luiz Hahn e pelo diretor de Departamento de Tecnologia e Informação da prefeitura de Nova Petrópolis e responsável técnico do projeto de videomonitoramento, Gerson Gebhardt.

O primeiro passo para o início do processod e implantação do sistema de videomonitoramento em Nova Petrópolis teve início em agosto de 2014, quando o prefeito Regis Hahn fez a entrega do projeto técnico de câmeras no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio Grande do Sul. Em outubro de 2014, Município e Governo do Estado assinaram o convênio para a implantação do sistema, na Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), em Porto Alegre.

Em dezembro de 2014, o prefeito Regis Hahn assinou com a Digitaltec o contrato para a locação e instalação da infraestrutura necessária para a captação, transmissão, recepção, gravação, monitoramento, processamento e armazenamento das imagens das câmeras. O investimento para a instalação do sistema de videomonitoramento, no valor de R$ 290.437,08, será pago com recursos próprios da administração municipal.

Após a conclusão dos trâmites burocráticos, a Prefeitura de Nova Petrópolis deu início às adequações no sede da Brigada Militar, local que abrigará a estação de videomonitoramento. O poder público investiu R$ 8 mil nas adequações do prédio. A empresa Construstamm edificações LTDA foi a responsável pela obra, que incluiu a demolição de paredes antigas e construção de novas, além da instalação de janelas, limpeza e pintura das salas.

Assim que as adequações na sede da Brigada Militar foram concluídas e aprovadas pela empresa Digitaltec, teve o início o processo de implantação do sistema, que incluem a instalação de cabos de fibra óptica e dos postes que vão sustentar as câmeras. Serão instaladas cinco câmeras no município, uma na Avenida 15 de Novembro, em frente à Corsan; outra na esquina das Ruas Rui Barbosa e 7 de Setembro, em frente à Prefeitura Municipal; mais uma na esquina da Avenida 15 de Novembro com a Rua Frederico Michaelsen, outra na esquina das Ruas Daniel Hillebrand e Padre Amstad e mais uma na Avenida 15 de Novembro, no trevo de acesso ao bairro Piá.

Para o prefeito Regis Luiz Hahn, Nova Petrópolis está muito próxima de ver inaugurada uma obra de grande proporção e importância. “Estamos transformando um sonho em realidade. Prometemos que íamos conseguir implantar um sistema de videomonitoramento em Nova Petrópolis e vamos cumprir isso. Conseguimos concretizar essa promessa com muito esforço e com um trabalho bem planejado”, ressaltou o prefeito Regis Hahn.

As etapas finais no processo de implantação do sistema de videomonitoramento em Nova Petrópolis serão a instalação das câmeras, além dos equipamentos na sede da Brigada Militar, tais como servidor, tela de monitoramento e estação de videomonitoramento. Por fim, os soldados  da Brigada Militar responsáveis por monitorar o sistema de câmeras de Nova Petrópolis, receberão um treinamento, no dia 09 de junho, no Centro de Treinamento da empresa Digitaltec.