23/12/2021

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Novos equipamentos reforçam a segurança em atrativos turísticos de Nova Petrópolis

Dispositivos na Praça das Flores e em frente ao Parque Aldeia do Imigrante facilitam o monitoramento e o contato da Brigada Militar e Polícia Civil

Dois dos principais atrativos turísticos de Nova Petrópolis, a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante, contam com novos dispositivos de segurança. Os equipamentos, que ainda estão em fase de testes, facilitam o monitoramento dos espaços pela Brigada Militar e Polícia Civil e permitem o melhor contato do público com a polícia em caso de emergência.

Na tarde da quarta-feira, 22 de dezembro, o prefeito Jorge Darlei Wolf e o coordenador especial de Trânsito e Sistema Viário, Milton Cesar Szimanski, conferiram o funcionamento dos novos equipamentos, que se somam ao videomonitoramento e ao cercamento eletrônico, ambos em funcionamento experimental e pela Brigada Militar e Polícia Civil. A visita foi acompanhada pelo comandante da Brigada Militar de Nova Petrópolis, tenente Mateus Pelizzaro, e por Eder Zimmer, representante da empresa DGT, fornecedora dos equipamentos.

“Tivemos grandes avanços na área da segurança pública em 2021, com a ampliação do videomonitoramento e a homologação e início de operação do cercamento eletrônico. Agora estamos efetivando estes novos recursos, que tornarão Nova Petrópolis ainda mais segura”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Conhecido como “área segura”, o dispositivo instalado na Praça das Flores (na entrada da Rua Coberta) é equipado com câmeras de alta resolução, que operam em 360 graus. Possui também um alarme, que pode ser acionado pelo plantão policial, bem como um sistema de autofalante, com o qual a voz do agente pode ser ouvida pelo público.

Já na área em frente ao Parque Aldeia do Imigrante foi instalada uma torre de segurança. Além das câmeras na parte superior, o dispositivo funciona como um canal de viva-voz com a centrais de polícia. Além de conversar, o agente tem imagens de vídeo em tempo real da pessoa que está fazendo a chamada.

Investimento adicional

Os novos dispositivos de segurança são o resultado de um investimento adicional de R$ 3.185,22 no contrato de locação da Prefeitura com a empresa DGT. Até então o custo mensal do videomonitoramento e do cercamento eletrônico era de R$ 16.813,59. Com o acréscimo da área segura na Praça das Flores o valor mensal passou para R$ 19.998,81. O novo valor contempla mais três câmeras do videomonitoramento, que foram instaladas em um ponto adicional, a reorganização das câmeras existentes. A torre de segurança instalada em frente ao Parque Aldeia do Imigrante não possui custos.

Prisão em flagrante com o cercamento eletrônico

Entre os diversos flagrantes já realizados por meio do cercamento eletrônico em Nova Petrópolis, o mais recente aconteceu no dia 16 de dezembro. As câmeras inteligentes localizaram um automóvel envolvido em um furto a loja na cidade de Lajeado.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP