25/11/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Novembro Azul mobiliza comunidade em palestra na UBS Centro

Prevenção do câncer de próstata é o tema das ações deste mês

O médico urologista Fábio Schilling Roehe, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, ministrou uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro no último sábado, 23 de novembro. O público, que lotou a sala de espera da UBS, aprendeu sobre a importância dos exames preventivos, formas de tratamento da doença e esclareceu dúvidas. A atividade integrou as ações voltadas ao Novembro Azul, mês que tem como foco a saúde preventiva do homem, principalmente, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata.

O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

“É muito importante realizar os exames preventivos regularmente. Alterações de PSA (Antígeno Prostático Específico) podem ser detectadas em um simples exame de sangue. Se o homem tem tecido prostático, benigno ou maligno, ela será detectada no exame de sangue”, alertou o médico urologista, Fábio Schilling Roehe.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS:  Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP