05/04/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova sede do Arquivo Histórico Municipal é inaugurada com homenagens

Órgão passará a funcionar, gradativamente, na rua Rui Barbosa, 1.073, junto ao Espaço Mais Cultura

Um novo capítulo para os registros do Arquivo Histórico Municipal Lino Grings, de Nova Petrópolis, foi escrito nesta quinta-feira, 4 de abril, com a inauguração da sede própria do órgão, que passará a funcionar junto ao Espaço Mais Cultura, no bairro Logradouro. Além da entrega do novo prédio à comunidade, homenagens marcaram a cerimônia que celebrou os 35 anos de fundação do Arquivo nesta data.

O prefeito Jorge Darlei Wolf afirmou que ter a oportunidade de instalar o Arquivo Histórico Municipal em um espaço próprio e em condições de atender a comunidade, recompensa todo o esforço do Município através das secretarias envolvidas, e agradeceu aos titulares das pastas por toda a dedicação nesse projeto. Ele lembrou ainda que o investimento de quase R$ 280 mil contou com recursos de emenda parlamentar do senador Paulo Paim e próprios da Prefeitura.

Na cerimônia, como uma forma de homenagear todos aqueles que contribuíram com materiais para a formação do Arquivo Municipal, o juiz de direito da Comarca de Nova Petrópolis, Franklin de Oliveira Neto, fez a entrega simbólica do Livro de Registros de Nascimentos, correspondente ao período de 1863 a 1877, no município. O documento foi repassado ao prefeito Jorge Darlei Wolf e ao diretor do Arquivo Histórico e Bibliotecas, Pedro Henrique Scheer, e agora irá compor o acervo público, recebendo todos os cuidados necessários para sua salvaguarda.

O diretor do Arquivo Histórico, Pedro Henrique Scheer, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão e agradeceu o empenho de todos, entidades e a própria comunidade, para a construção do acervo e para viabilizar uma sede própria. “Todo esse material estará sendo deslocado para o novo prédio, lembrando que é um trabalho demorado e dentro de um contexto complexo, que precisará ser feito aos poucos e com muito cuidado”, detalhou.

Outro momento de bastante emoção na cerimônia, foi a homenagem feita a uma das fundadoras do Arquivo Histórico Municipal, a senhora Erica Hoffmann, presente no ato. O prefeito e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, fizeram a entrega de um certificado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela ao Município.

Estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; e os secretários de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz; da Fazenda, Ariane Berti; de Administração, Bruno Seger; de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke; e de Obras e Serviços Públicos, João Carlos da Silva. Também participaram a diretora do Departamento de Cultura, Jussara Prates, escritores e produtores culturais locais, o presidente da Câmara Municipal, Alexandre da Silva, e a vereadora Kátia Regina Zummach.

Mudança do Arquivo Histórico

A mudança de endereço do Arquivo Histórico Municipal Lino Grings será feita aos poucos, ao longo de 2024. Hoje o órgão funciona no piso superior da Biblioteca Pública Municipal. Esse processo gradativo é necessário para garantir o manuseio, organização e cuidado com o transporte e armazenamento dos materiais do acervo.

O novo prédio que irá abrigar o Arquivo Municipal foi construído com o investimento de quase R$ 280 mil, sendo R$ 250 mil de emenda parlamentar do senador Paulo Paim e o restante como contrapartida do Poder Público. O espaço conta com 101,08 metros quadrados e foi construído pela empresa Gramado Home Construções Ltda.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP