conteúdo do menu
conteúdo principal
17/09/2015

Secretaria da Fazenda

Nova proposta de gestão para o Parque Aldeia do Imigrante será elaborada

Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, ACINP e Fundo de Turismo realizam estudo de proposta...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Administração Municipal de Nova Petrópolis e o Fundo de Turismo apresentaram ao conselho gerenciador do Fundo de Turismo e aos empresários do Parque Aldeia do Imigrante um novo modelo de gestão, que está sendo trabalhado via consultoria. A proposta foi apresentada nesta terça-feira, dia 15 de setembro.

Conforme o secretário Municipal de Turismo, Daniel Camargo, o trabalho tem por objetivo construir um plano de viabilidade financeira do Parque Aldeia do Imigrante e um termo de referência para que se possa, ainda em 2015, buscar uma possível parceria público-privada para administrá-lo nas esferas de investimentos, promoção, melhorias e manutenções para dar uma maior atratividade ao enorme potencial do que apresenta este atrativo.

“O atual modelo de gestão do Parque Aldeia do Imigrante não é mais o ideal, haja vista que, administrar atrativos ou desenvolver novos é uma função da iniciativa privada. O poder público deve buscar parcerias e fomentar possíveis investidores. E, quando se apresenta um cenário como o do Parque do Imigrante, fica literalmente atrativo buscar investidores e viabilizar uma parceria”, ponderou Camargo.

Este estudo consistirá em avaliar a atual demanda e público-alvo do Parque Aldeia do Imigrante, analisar a estrutura, os pontos fortes e fracos do atual modelo de negócio, dimensionar o mercado e identificar as tendências e as demandas na área do turismo, identificar e avaliar os fatores de risco inerentes ao negócio, definir a proposta de valor, posicionamento e modelo de negócio ideal, delimitar as exigências de investimento e as restrições quanto à exploração comercial do atrativo, analisar a viabilidade econômico-financeira do projeto, elaborar uma modelagem jurídica para a redação do Edital Público e, ao final, construir um plano de negócio de referência a partir do modelo de negócio definido. Este estudo tem como prazo de entrega final de outubro.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Cláudio Ricardo Michaelsen, poucos lugares no mundo tem o privilégio de terem um parque no coração da cidade. Nova Petrópolis tem. “Ao longo dos últimos anos criou-se uma conexão ainda mais forte entre novapetropolitanos com a natureza, as belezas naturais, a história, a nossa origem, nossa identidade cultural, hábitos, costumes etc., valores estes e tantos outros muito importantes para todos nós. Por isto, é preciso valorizar, preservar, cuidar e investir cada vez mais neste verdadeiro tesouro que a cada ano atrai mais visitante e turistas curiosos para conhecer um pouco mais do nosso legado. Portanto, chega em boa hora o projeto que visa estudar a reestruturação do Parque Aldeia do Imigrante, melhorando acesso e conforto, realçando a beleza do lugar, trazendo novos atrativos, enfim, dando vida nova para o nosso Parque do Imigrante. A ACINP está aberta para participar, opinar e apoiar esta importante iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo”, declarou Michaelsen.

O secretário de Turismo salientou que o modelo de gestão aplicado até o momento foi válido e fundamental para colocar Nova Petrópolis no mapa do turismo. “Hoje são mais de 130 mil pagantes que visitam o Parque Aldeia do Imigrante anualmente e, apesar disso, ele não é autossustentável. Com as manutenções realizadas, com os investimentos por meio de eventos, com as bandinhas típicas colocadas todos os finais de semana, cruzando com os custos fixos e variados, o Parque apresenta um déficit de R$ 150 mil ao ano”, detalhou.

O prefeito Regis Luiz Hahn ressalta que, atualmente, para realizar algum investimento, seja alguma melhoria urgente ou um investimento para dar mais atratividade, o processo é muito burocrático e às vezes difícil, inclusive, de se colocar em prática. “Com a necessidade de reduzir custos dentro do orçamento municipal, dar maior atratividade ao Parque Aldeia do Imigrante e para a cidade, aumentar o tempo de permanência e consumo das pessoas no atrativo e em toda Nova Petrópolis se faz, sim, necessário buscar um novo modelo de gestão para o Parque Aldeia do Imigrante. Por meio desta possível parceria mais pessoas circularão pela cidade, mais pessoas consumirão o Parque e em toda a cadeia de serviços e comércio que a cidade tem a oferecer”, defendeu o prefeito.

Para a coordenadora do Fundo de Turismo de Nova Petrópolis, Luciane Schommer, o apoio e a iniciativa da busca por um novo modelo de gestão do Parque Aldeia do Imigrante se faz necessário. “A alternativa da parceria pública-privada, com critérios determinados, aponta para a possibilidade de inovações e aumento da competitividade de Nova Petrópolis no mercado turístico”, disse.

 Outro fator importante é que a parceria será clara e objetiva, onde serão colocadas os possíveis investimentos e, o mais importante, o que não se pode mudar ou modificar no Parque Aldeia do Imigrante. Os comerciantes que hoje estão instalados no Parque terão a oportunidade de permanecerem, desde que aceitem os futuros termos e condições de novos contratos que ainda serão trabalhados entre a Prefeitura e os investidores, caso haja interessados. Os moradores que apresentarem a carteirinha do munícipe continuarão a ter acesso liberado para visitação. As bandinhas permanecerão, porém novos atrativos culturais devem ser sugeridos e incrementados. Esta parceria público-privada está sendo preparada para um período de 20 anos, renovável por período igual.

O presidente da Câmara de Vereadore de Nova Petrópolis, Jerônimo Sthal Pinto, mostrou-se favorável e apoia a implementação de um novo modelo de gestão do Parque Aldeia do Imigrante, pois o atual sistema está fadado ao insucesso, segundo ele. “As PPPs - Parceria Público Privadas têm se mostrado uma alternativa bastante eficiente quando o Poder Público não possui capacidade de investimento em infraestrutura, mas, com setores privados pujantes e empreendedores, alcançam o sucesso. Neste caso, trará ao Parque do Imigrante a valorização da cultura alemã e investimentos que ele merece, beneficiando toda a cidade”, salientou. “Parabenizo o secretário de Turismo, Daniel Camargo; a coordenadora do Fundo de Turismo, Luciane Schommer; o presidente da ACINP, Cláudio Ricardo Michaelsen e todos os agentes envolvidos pela visão e iniciativa”.

Para finalizar, cabe relatar que o modelo que esta em estudo não é uma privatização, pois na privatização se vende ativos e/ou patrimônio. E a Administração Municipal jamais tomaria tal atitude com algo tão importante para Nova Petrópolis como é o Parque Aldeia do Imigrante. O modelo em questão é uma parceria público-privada, onde ambos os lados terão deveres e direitos dentro de regramentos anteriomente estabelecidos. Ano a ano o trabalho entre as partes será observado e auditado, verificando o andamento do projeto, por meio do acompanhamento do plano de investimento.


Fonte:

Outras Notícias