24/06/2013

Nova Petrópolis unida contra a violência

1ª Jornada de Enfrentamento à Violência reuniu cerca de 150 pessoas...

Nova Petrópolis está mobilizada para combater a violência. Na última sexta-feira (21), das 8h30 às 17h, foi realizada a 1ª Jornada Municipal de Enfrentamento à Violência, no Plenarinho da ACINP. O evento, que foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência e Assistência Social, também contou com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). A jornada reuniu aproximadamente 150 pessoas entre profissionais da saúde, representantes de instituições de ensino, secretários municipais, além membros da Brigada Militar.
A programação da jornada foi composta por palestras, ministradas pela assistente social Sylvia Nabinger e pela promotora de justiça Tânia Maria Hendges Bitencourt que abordaram temas como prevenção da violência física e psicológica contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
O prefeito municipal, Régis Luiz Hahn fez a abertura do evento juntamente com vice-prefeito, Gregor Hermann e a secretária de Saúde, Crislei Gerevini. Também participaram da abertura a secretária de Educação, Cíntia Reisdoerfer, a presidente do COMDIM, Margarida Neumann e a vice-presidente do CEDICA, Márcia Herbertz.
“Temos que ter consciência que a prevenção da violência é um problema de saúde pública, não só da segurança pública ou da educação”, explicou a assistente social Sylvia Nabinger, que é professora de Direito de Família pela Universidade de Lyon, na França e possui mais de 30 anos de atuação na Vara da Infância e da Juventude.
A promotora de justiça Tânia Maria Hendges Bitencourt abordou principalmente a questão da ficha de notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência e também de doenças e agravos, “Se não tivermos mecanismos de prevenção essa realidade de violência física e psicológica não vai mudar”, explicou Tânia, que demonstrou o preenchimento correto da ficha de notificação e explicou que esta é disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para a secretária de saúde, Crislei Gerevini, o evento teve um saldo bastante positivo, “Tivemos a presença de setores importantes do município, como a educação e segurança pública. A violência é um problema que deve ser observado e estudado sem descanso por todos nós. Foi o primeiro evento com essa temática e o resultado superou as expectativas”, afirmou.
“Nova Petrópolis tem sim casos de violência e não são tão poucos. Não podemos deixar isso passar em branco. A iniciativa da Secretariada Saúde em realizar esse evento demonstra uma preocupação com essa realidade, vamos dar atenção a isso”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn.
A campanha da 1ª Jornada de Enfrentamento à Violência contou com ilustrações elaboradas pelas meninas Jennifer Tainá Raimann, Ana letícia Dorfei, Sabrina Monteiro Arrial e Nicoli Alves Lima. As meninas foram homenageadas durante a jornada e receberam brindes da MCC Informática, D+Presentes e Lojas Sensuel Tricot. Os desenhos estamparam as camisetas dos organizadores, que foram patrocinadas pela Cooperativa Piá, e também os folders de divulgação do evento.