02/02/2016

Nova Petrópolis une forças para combater o Aedes aegypti

Agentes de saúde devem visitar 100% das residências da zona urbana em fevereiro...

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, concentrada em combater ainda mais o mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus, reuniu os agentes de saúde de Nova Petrópolis para passar novas instruções de trabalho com as medidas que devem ser tomadas, segundo material enviado pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu dia 29 de janeiro, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini e a equipe de combate à endemias comandaram o encontro.

Os agentes comunitários de saúde devem visitar todas as residências da zona urbana de Nova Petrópolis, que vai da localidade de Vila Olinda até o bairro Vale Verde. Nas demais regiões as visitas ocorrem normalmente. Todos os servidores estarão devidamente uniformizados e utilizando o crachá da Secretaria de Saúde. Durante a visita, o agente deve preencher uma ficha que será entregue na Vigilância Sanitária semanalmente, para que esta seja encaminhada ao Ministério da Saúde.

“Não podemos deixar que o inseto se prolifere em Nova Petrópolis. Devemos deter o mosquito antes que ele seja contaminado pelas doenças que afrontam o país. Cada um deve fazer a sua parte e cuidar da sua residência. Os moradores devem receber o agente de saúde para que juntos possamos enfrentar esta situação. O combate ao aedes aegypti é dever de todos”, destacou a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.

A Secretaria de Saúde do Estado orienta que, além do combate ao mosquito em todas as residências da microárea urbana do agente, devem ser priorizadas as visitas à linha materno-infantil e o acompanhamento de famílias prioritárias. Todas as gestantes devem ser visitadas a cada sete ou dez dias. Situações de risco de criadouros devem ser informadas à Vigilância Sanitária de Nova Petrópolis.

“Esta é uma medida emergencial do Estado para combater o mosquito aedes aegypti. Nova Petrópolis não tem casos de Dengue, nem da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Precisamos combater o mosquito para que nenhum caso ocorra e para que todos os munícipes e turistas se sintam ainda mais seguros na cidade. Todos devemos combater juntos esta ameaça”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.

A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica, por isso, é fundamental eliminar qualquer objeto capaz de acumular água limpa. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação da população. Manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar o lixo em local adequado, guardar garrafas em local coberto ou com gargalo para baixo, não acumular pneus ao ar livre, limpar os potes dos animais de estimação, manter as piscinas tratadas são algumas das ações eficazes para impedir o acúmulo de água e a proliferação do inseto.

Desde 2012, Nova Petrópolis mantém laboratório e profissionais capacitados para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção. A Prefeitura de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias, e qualquer irregularidade deve ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.