15/03/2024

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis terá local para doação de sangue no dia 17 de abril

Coletas serão destinadas ao Hemocentro de Caxias do Sul, que atende 49 municípios da região

No dia 17 de abril, Nova Petrópolis receberá uma nova ação de coleta de sangue, organizada pela Prefeitura Municipal, para apoiar o Hemocentro Regional de Caxias do Sul. Como já aconteceu no ano passado, as doações vão acontecer na unidade básica de saúde do bairro Piá, das 8h às 17h. Para doar neste dia, será necessário agendar previamente no posto de saúde de referência de moradia do interessado.

Nova Petrópolis é um dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde atendidos pelo Hemocentro de Caxias do Sul. A possibilidade de doar sangue no município, sem precisar se deslocar a outras cidades, é uma solicitação dos moradores locais e que tem sido atendida pelo Poder Público conforme a disponibilidade.

Para realizar a doação de sangue no dia 17 de abril, o interessado deverá fazer o agendamento da coleta de forma prévia. Para isso, deve entrar em contato por telefone com o seu posto de saúde de referência ou na Secretaria de Saúde e Assistência Social. Os telefones podem ser conferidos no endereço https://www.novapetropolis.rs.gov.br/noticias/confira-os-novos-numeros-telefonicos-da-administracao-municipal-de-nova-petropolis.

Confira o serviço

O que: Coleta de sangue em Nova Petrópolis

Quando: 17 de abril, quarta-feira, das 8h às 17h, por agendamento telefônico nos postos ou na Secretaria de Saúde

Local: Posto de saúde do bairro Piá (Rua Emilio Raiman, 588)

Requisitos para ser um doador

A Secretaria de Saúde reforça que para ser um doador de sangue, é preciso observar alguns pré-requisitos, como idade, peso e não estar de jejum, além de conhecer os impeditivos para que a doação seja efetuada. Confira abaixo os requisitos:

- Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve acontecer antes dos 60 anos.

- Jovens de 16 e 17 anos podem doar. Devem apresentar autorização por escrito assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia de documento do responsável.

- Apresentar documento original e oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação/digital).

- Estar bem de saúde.

- Pesar mais de 50 kg.

- Dormir no mínimo 6h na noite anterior à doação.

- Não estar em jejum.

- Evitar alimentos gordurosos nas 3h que antecedem a doação.

- Não ingerir bebida alcoólica nas 12h anteriores à doação.

- Não fumar por pelo menos 2h antes da doação.

Os impeditivos para doação podem ser conferidos no documento pdf abaixo, na galeria.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP