23/10/2019

CineSolar exibirá filme “Turma da Mônica – Laços” às 20h na Praça das Flores

Nova Petrópolis terá cinema movido a energia solar no dia 7 de novembro

CineSolar exibirá filme “Turma da Mônica – Laços” às 20h na Praça das Flores

A Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo receberá um projeto de arte, sustentabilidade e cinema no dia 7 de novembro, na Praça das Flores. CineSolar é uma iniciativa do Ministério da Cidadania e CPFL Energia, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e consiste na exibição de filme ao ar livre gerado por meio de energia solar. O filme “Turma da Mônica – Laços” será exibido gratuitamente na quinta-feira, dia 7, às 20h, na Praça das Flores, para o público em geral.

A programação do CineSolar inicia com uma atividade voltada exclusivamente para um grupos de estudantes, o Oficinema Solar, das 14h30min às 17h. A oficina pretende discutir os problemas de sustentabilidade da região e introduzir aspectos básicos de linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato “de bolso” utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comuns a esses jovens.

O conteúdo programático da Oficinema Solar abordará apresentação do Cinesolar e alinhamento da proposta da atividade; conversa sobre as ações sustentáveis e levantamento dos problemas locais; introdução à roteirização prática com histórias dos participantes e gravação da história contada pelos participantes.

O objetivo da oficina é sensibilizar e possibilitar a expressão das crianças e jovens por meio da linguagem audiovisual fazendo a utilização de elementos básicos da linguagem como fotografia, enquadramento e roteiro. Esta produção terá como foco a produção voltada para a internet: videoblogs e sites como o Youtube. A gravação e a edição do filme será feita pela equipe do CineSolar.

A exibição da produção da Oficinema será dia 7 de novembro, às 19h, durante a sessão de cinema na Praça das Flores. Também ficará disponível no canal do projeto, no Youtube. Após, na mesma noite, ocorre a exibição do filme Turma da Mônica – Laços, às 20h, na Praça das Flores.

A atividade CineSolar é gratuita e aberta a toda a comunidade. Para mais informações e curiosidades, podem visitar o site do projeto,  http://www.cinesolar.com.br/ e acessar também os vídeos produzidos pela OFICINEMA, no Youtube.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.