26/05/2023

Nova Petrópolis tem programação dedicada ao Mês do Meio Ambiente

Diversas atividades promovidas pela Prefeitura acontecem ao longo de junho como parte da campanha “Eu Cuido Nova Petrópolis”

Junho é considerado o Mês do Meio Ambiente, em função do Dia do Meio Ambiente celebrado no dia 5. Para conscientizar sobre a importância do cuidado e da preservação da natureza, a Prefeitura preparou uma programação com atividades diversas em Nova Petrópolis, desde ações para recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha, vidros, latas de tinta e embalagens de agrotóxicos, até uma feira de adoção de animais. Também está prevista uma campanha para troca de livros por mudas de árvores, realizada pela Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva.

A programação, organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente como parte da campanha “Eu Cuido Nova Petrópolis”, começa no dia 3 de junho, na Rua Coberta, com a Feira de Adoção de Animais. Na atividade, que acontece das 9h às 12h, além de cães e gatos que poderão ser adotados, haverá um momento de bate-papo com adotantes de animais que estavam acolhidos nos abrigos parceiros do Município.

Em seguida, nos dias 9 e 10 de junho, acontece a ação para recolhimento de materiais inservíveis, como lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro, no estacionamento da Prefeitura – esquina das ruas Tiradentes e Rui Barbosa. Na sexta-feira, dia 9, a atividade ocorrerá das 8h às 17h, e, no sábado, dia 10, será das 8h às 11h30.

A programação do Mês do Meio Ambiente continua no dia 14, quarta-feira, quando estão previstas duas ações para recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Para essa coleta, a Secretaria de Agricultura estabeleceu dois roteiros pelo interior de Nova Petrópolis, com a finalidade de beneficiar produtores rurais que utilizam esses materiais (confira na galeria abaixo os roteiros e horários). Equipes da Prefeitura irão percorrer os bairros e localidades para recolher o que precisa ser descartado com cuidados especiais.

Por fim, em 30 de junho, uma sexta-feira, haverá nova ação de coleta na Rua Coberta, mas, desta vez, de latas de tinta. O recolhimento dos materiais acontecerá das 8h às 17h.

Campanha de doação de livros

A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva também está inserida nas programações do Mês do Meio Ambiente. De 5 a 9 de junho acontece a campanha “Doe um livro, adote uma planta”, com a finalidade de promover a troca de um exemplar literário por uma muda de árvore.

No período da campanha, o público poderá se dirigir até a Biblioteca, na rua Tiradentes, 256, e entregar um livro. Em troca, a pessoa receberá uma muda de árvore, vinda do Horto Municipal de Nova Petrópolis.

Podem participar da campanha todas as pessoas residentes na cidade, independentemente de serem usuárias da Biblioteca Pública Municipal ou não. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (54) 3281-8444.

Confira a programação completa

03/06 (Sábado)

9h às 12h – Feira de Adoção Animal, na Rua Coberta.

05 a 09/06 (Segunda a sexta-feira)

Horário de funcionamento da Biblioteca – Campanha “Doe um livro, adote uma planta”, na rua Tiradentes, 256.

09/06 (Sexta-feira)

8h às 17h – Recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro, no estacionamento da Prefeitura – esquina das ruas Rui Barbosa e Tiradentes.

10/06 (Sábado)

8h às 11h30 – Recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro, no estacionamento da Prefeitura – esquina das ruas Rui Barbosa e Tiradentes.

14/06 (Quarta-feira)

7h às 17h – Recolhimento de embalagens de agrotóxicos nas localidades do interior de Nova Petrópolis (Locais e horários podem ser conferidos na galeria abaixo).

30/06 (Sexta-feira)

8h às 17h – Recolhimento de latas de tinta, na Rua Coberta.