19/06/2015

Nova Petrópolis tem a 3ª melhor gestão do Rio Grande do Sul

Município ocupa a 27ª posição no ranking nacional do IFGF...

A prefeitura de Nova Petrópolis tem a 3ª melhor avaliação estadual e está em 27° lugar no ranking nacional de gestão fiscal apurado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Os resultados foram divulgados na última quinta-feira, 18 de junho, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Nova Petrópolis tem motivos para comemorar. Comparado ao último estudo, divulgado em 2012, o Município subiu 167 posições no ranking nacional e 33 posições no ranking estadual.

Criado para avaliar a administração do dinheiro público nas prefeituras a partir de estatísticas oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é composto por cinco indicadores: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, custo da dívida pública e liquidez (restos a pagar). O IFGF é calculado a partir de dados oficiais, informados pelas prefeituras ao Tesouro Nacional. Os números mais recentes são de 2013 e foram divulgados na última quinta-feira.

O prefeito Regiz Luiz Hahn não esconde a satisfação ao ver os resultados divulgados pelo estudo. “Administrar um Município não é tarefa fácil. Trabalhamos focados no interesse público, com extremo comprometimento nos gastos públicos e obediência às leis que regem a rotina do Poder Executivo. Temos que comemorar a evolução de Nova Petrópolis no ranking estadual e nacional, é resultado de muito trabalho. Além disso, é o reconhecimento pela grande responsabilidade com que lidamos com o dinheiro público”, avaliou Lelo.

Em sua terceira edição, o levantamento avaliou a performance de 5,2 mil administrações, sendo 490 no Rio Grande do Sul. Dentre as cidades próximas a Nova Petrópolis, destaque positivo para Gramado, que ocupa o 1° lugar no ranking estadual e a 3ª posição no nacional, sendo que, em 2012 ocupava a 24ª posição no ranking estadual e o 140° no ranking nacional. Picada Café, no entanto, retrocedeu no quesito gestão fiscal. Município limítrofe com Nova Petrópolis, Picada Café estava em 83° no ranking estadual em 2012 e, este ano, ocupa a 223ª posição; no ranking nacional, a cidade vizinha ocupava o 422° lugar em 2012 e caiu para 1.177° lugar, de acordo com estudo divulgado dia 18 de junho.

Segundo o estudo, apenas 18 prefeituras do Rio Grande do Sul obtiveram excelência em gestão fiscal (conceito A), sendo que em 2012, eram 74. Razões que podem motivar a queda: as despesas com pessoal cresceram mais do que as receitas, sendo que 3 mil prefeituras regrediram neste indicador; e, o nível de investimentos piorou em 3,6 mil prefeituras. As transferências por meio de convênios com Estados e União caíram 36,4%.

No Rio Grande do Sul, o índice geral é de 0,5449. O Estado superou a média nacional em todos os indicadores e, no geral, foi o terceiro melhor entre as unidades federação. Nova Petrópolis está entre as cinco cidades gaúchas com melhor índice, são elas: Gramado (0,8876), Tupandi (0,8096); Nova Petrópolis (0,7855), São José do Hortêncio (0,7851) e Novo Hamburgo (0,7724).