08/06/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis tem 54 notificações e 10 casos positivos de dengue em 2022

Confirmações da doença aconteceram em março e abril, quando o Município registrou 199 imóveis com focos do Aedes aegypti

De 1º de janeiro até 6 de junho de 2022, a Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis registrou 54 notificações de casos suspeitos de dengue. Deste total, 10 casos tiveram resultado positivo para a doença, todos nos meses de março e abril e já recuperados. Atualmente, 22 notificações ainda seguem em análise, aguardando resultado.

No período que concentrou os 10 casos positivos, Nova Petrópolis as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde identificaram 199 imóveis com focos de criação do mosquito Aedes aegypti. São imóveis localizados em dez bairros: Vale Verde (40), Pousada da Neve (38), Logradouro (34), Centro (29), Vila Germânia (22), Piá (17), Vila Juriti (8), Bavária (7), Recanto do Sossego (3) e Vila Olinda (1).

Na edição março/abril do Painel Aedes, divulgado bimestralmente pela Vigilância Ambiental em Saúde, é possível observar os pontos com maior concentração de focos em cada bairro. Os mapas estão disponíveis no site www.novapetropolis.rs.gov.br e nas redes sociais do Município.

Os 199 imóveis com focos de criação do mosquito Aedes aegypti foram identificados dentro de um conjunto de 6.347 imóveis visitados ao longo de março e abril. Para este trabalho, a Vigilância Ambiental em Saúde conta com uma equipe de sete profissionais, que coletaram um total de 2.852 exemplares, entre larvas, pupas e mosquitos adultos, resultando em 1.236 confirmações de Aedes aegypti.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter, a partir de maio, espera-se uma redução na presença do Aedes. No entanto, a reprodução do inseto pode continuar acontecendo. “Apesar do frio que se apresenta e a diminuição gradual de mosquitos e número de casos, é importante manter as ações de prevenção contra o vetor da dengue. Devemos continuar inspecionando os pátios e eliminando qualquer criadouro”, afirma.

Ao longo do mês de maio, as placas de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti estiveram instaladas nos acessos ao Bairro Pousada da Neve. O próximo bairro escolhido é o Vale Verde. Trata-se dos dois locais com maior número de imóveis com focos de criação identificados em março e abril.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP