conteúdo do menu
conteúdo principal
17/04/2014

Secretaria da Fazenda

Nova Petrópolis sediará Conferência do Rotary

Evento irá reunir mais de mil rotarianos, de 24 a 26 de abril...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, sediará de 24 a 26 de abril a Conferência da Alegria e da Cooperação (56ª Conferência Distrital) do Distrito 4670 de Rotary International, evento que deverá levar à cidade cerca de 1.000 rotarianos e familiares. A conferência distrital é o evento mais importante do ano rotário quando ocorre a avaliação das realizações do ano, se projetam as metas para o ano seguinte e são apresentados os novos dirigentes do Rotary que obrigatoriamente trocam todos os anos.
Representa também uma oportunidade para a troca de experiência entre os clubes na busca de melhores opções para o trabalho junto às comunidades. O Rotary é uma instituição mundial com mais de 100 anos de atuação (foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 – nos EUA) e seu trabalho voluntário é voltado para a melhoria das condições de vida da população, companheirismo, paz e compreensão entre as nações.
Segundo lembra a governadora Loreni, o Rotary, há quase 30 anos lidera a campanha mundial para a erradicação da paralisia infantil, hoje restrita a apenas três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão). Quando lançada, em 1985, a pólio matava cerca de 300 mil crianças no mundo a cada ano. Hoje não mais de 50 crianças ainda são contaminadas, mas a maioria consegue se salvar, graças à campanha do Rotary e dos governos de cerca de 210 países.
Rotarianos também tiveram destacada atuação na fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) e hoje apenas três instituições não países têm acento e voto na assembleia geral: Rotary, Vaticano e Cruz Vermelha.
Embora sejam projetos de alcança mundial os mais destacados, o Rotary, através de mais de 30 mil clubes no mundo, atua decisivamente na solução de problemas locais das comunidades onde está presente. Por exemplo, em Gravataí (RS) desenvolve o Projeto Aguapé que busca a despoluição do Rio Gravataí. Mais de 200 mil crianças foram treinadas e moldaram uma consciência ecológica capaz de num futuro bem próximo contribuir muito para a recuperação rio. Projetos como este têm parcerias internacionais, de clubes de outros países. No caso de Gravataí houve a participação de companheiros da Inglaterra.
Na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul há rotarianos trabalhando pelo bem comum. Em Porto Alegre, por exemplo, o Rotary fundou e administra a SPAAN (Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados) e contribui para a manutenção da Casa de Passagem São Lucas. Em inúmeros municípios integra os bancos de alimentos que suprem as necessidades de centenas de instituições que abrigam necessitados. Na vizinha Parobé, o Rotary já há vários anos desenvolve o projeto “Parobé – Referência em Educação” envolvendo todas as escolas do município para a melhoria da qualidade de ensino.

Fonte:

Outras Notícias