10/06/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis sedia “XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível”

Evento marca 15 Anos da NEPSO e terá apresentação de trabalhos de professores...

Nova Petrópolis será sede do “XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível” no dia 23 de junho, das 17h30min às 22h, no auditório do Centro de Eventos. A realização do evento marca as comemorações dos 15 anos do Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO) no Polo Rio Grande do Sul. Na oportunidade, também serão apresentados os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Curso Escola e pesquisa: um encontro possível.

O NEPSO é um projeto coordenado pelas Organizações Não-Governamentais Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro e mantém uma rede de interlocução sobre o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica em Polos disseminadores de vários estados do Brasil (RS, PR, RJ, SP, MG, BA, PE, DF) e países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México), além da Europa (Portugal).

O tema “A pesquisa em movimento: no formador, no professor e no aluno” sublinha a primeira versão do evento neste ano, que ocorre em Nova Petrópolis, como culminância da edição especial do Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível, realizado por meio da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis.

O Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível é proporcionado para aproximadamente 120 professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. Esta formação pedagógica continuada é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e ocorre em parceria com a UCS.

“A proposta de desenvolver a pesquisa na escola como outra possibilidade metodológica vem ao encontro das propostas e reflexões elaboradas pelos professores nos últimos anos. A proposta implica em ter outra postura, um outro olhar sobre o fazer pedagógico. É necessário trazer para dentro da escola outras dinâmicas de trabalho. Dinâmicas estas que oportunizam o trabalho em grupo, o uso das tecnologias, o diálogo, a reflexão, o escrever, o ler e a busca dos conhecimentos que perpassam pela escola”, ponderou a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer.

Durante o seminário ocorre a socialização dos projetos de pesquisa construídos, desenvolvidos e sistematizados pelos professores das cinco escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, cujas temáticas testemunham o intenso processo de reflexão sobre a prática e os aspectos que inquietam o fazer docente surgidos na formação oportunizada. Além disso, o evento procura dar relevo à atualidade do uso da pesquisa em sala de aula como um princípio educativo, tendo a interrogação como mobilizadora do diálogo com os desafios contemporâneos da educação, envolvendo o protagonismo do formador, do professor e do aluno.

Programação Oficial:

17h30min às 18h30min – Recepção e Abertura

Atividade cultural

Pronunciamento das autoridades:

• Prefeito Municipal: Regis Luiz Hahn

• Secretária de Educação, Cultura e Desporto: Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer

• Coordenadoras Pedagógicas: Cristiane Kieling e Ivone Maria Luft Fritsch

• Coordenadora do NEPSO no Polo RS: Nilda Stecanela (depoimento gravado)

• Coordenador de Extensão da UCS: Marcelo Faoro de Abreu

18h30min às 19h30min - Mesa Redonda “A pesquisa em movimento: no formador, no professor e no aluno”

• Coordenadora do NEPSO no Polo Peru: Elsa Bolaños Lezema (Pontifícia Universidad Católica del Perú)

• A pesquisa no formador: Cineri Facchin Moraes