29/11/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis sedia V Mostra de Saúde Região Caxias e Hortênsias

Evento reuniu mais de 150 participantes no dia 26 de novembro

A V Mostra de Saúde Região Caxias e Hortênsias ocorreu dia 26 de novembro, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). O evento teve como objetivo incentivar os Municípios a apresentarem o que realizam, em seus territórios, em termos de desenvolvimento de programas e projetos em saúde pública.

As experiências bem-sucedidas foram compartilhadas e apresentadas para um público de, aproximadamente, 150 pessoas dentre profissionais de saúde, gestores, autoridades locais e representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café, exibiram trabalhos com temas diversos, tais como: saúde mental, prevenção ao câncer de mama, aleitamento materno, saúde bucal, vigilância sanitária e ambiental, práticas integrativas e complementares, humanização ao paciente ostomizado e saúde respiratória.

Dentre os destaques, Nova Petrópolis, cidade que acolheu a Mostra de Saúde Região Caxias e Hortênsias, e apresentou cinco trabalhos de ações exitosas. A equipe mostrou ao público uma apresentação cultural estruturada em forma de teatro de fantoches, produzida totalmente pelo grupo de agentes em endemias.

A ação, coordenada pelo Diretor da Vigilância em Saúde local, Rafael Aguiar Altreiter, integra o ‘Projeto Minha Casa sem Aedes’ e estreou na Mostra apresentando de forma lúdica, e completa, uma nova possibilidade de fazer campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras doenças, na rede escolar do Município, justamente em um período em que há um aumento significativo na proliferação  do inseto.

O vice-prefeito Municipal em Exercício no cargo de prefeito, Charles Paetzinger, e a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, anfitriões do evento, deram as boas-vindas aos participantes. A aluna do Colégio CNEC Frederico Michaelsen, duas vezes campeã do Festival Municipal de Música Estudantil nas categorias ensino médio e música estrangeira, Larissa Feix, abrilhantou a abertura oficial com uma apresentação musical.

Ao final, a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, em nome dos demais secretários de Saúde presentes na Mostra, exaltou o sucesso dos trabalhos, e dos resultados alcançados em cada território, contribuindo com a eficácia da prestação dos serviços públicos de saúde nos Municípios, garantindo qualidade de vida e a melhoria das condições sanitárias da população.

“Alcançará o primordial objetivo de promover o cuidado aquele que inovar, e inovar é experimentar, de forma absolutamente responsável, novas e diferentes maneiras de promover, proteger e recuperar a saúde da comunidade. O trabalho do operador de saúde, hoje em dia, exige a construção de uma linha de cuidado focada nas necessidades do paciente/cidadão de forma integral”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | VISA PMNP