19/04/2016

Secretaria da Fazenda

Nova Petrópolis reinscreve projetos no Ministério do Turismo

Três propostas foram inscritas novamente pela Administração Municipal...

Revitalização da Praça Theodor Amstad, pavimentação da Avenida Ninho das Águias e pavimentação das estradas do Roteiro Alemães do Sul. Estas foram as propostas reinscritas pela Administração Municipal no Portal de Convênios do Governo Federal (SICONV).

O prazo para os Municípios inscreverem suas propostas voluntárias no SICONV encerrou no dia 14 de abril, última quinta-feira. O Ministério do Turismo disponibilizou o programa para apoio a projetos de infraestrutura turística. Nova Petrópolis, por meio do Departamento de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal, reinscreveu três propostas no SICONV, no valor global de R$ 5.407.437,44.

A Revitalização da Praça Theodor Amstad, localizada na Linha Imperial, foi reinscrita sob a proposta de nº 021489/2016, no valor total de R$ 312.737,44. A mesma solicitação foi encaminhada pelo ofício nº 445/2015, de 05 de dezembro de 2015, ao deputado Federal, Giovani Cherini. Na oportunidade, o parlamentar visitou a Praça Theodor Amstad, onde foi, inclusive, homenageado. A Administração Municipal, aproveitando a oportunidade, solicitou uma emenda parlamentar, mas, até o momento, ainda não foi contemplada.

A pavimentação da Avenida Ninho das Águias (2ª etapa) foi reinscrita sob a proposta de nº 021630/2016, no valor global de R$ 2.154.700,00. Recentemente, o Município foi contemplado com uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Federal Pepe Vargas para a realização da 1ª etapa da Avenida Ninho das Águias. Prontamente, o Município inscreveu a proposta no Ministério do Turismo, sob o nº 007326/2016, no valor de R$ 557.700,00. Com este montante será pavimentado 1km do trecho, que tem extensão total de  4.405,90m. Tal proposta foi aprovada pelos técnicos do Ministério do Turismo no último dia 1º de abril e o plano de trabalho aprovado pelo engenheiro da Caixa Econômica Federal em 07 de abril de 2016. O próximo passo é assinar o contrato de repasse entre a Caixa e o Município de Nova Petrópolis.

A pavimentação das estradas do Roteiro Alemães do Sul foi reinscrita sob a proposta de nº 021720/2016, no valor de R$ 2.940.000,00. Existindo a possibilidade de realizar o investimento em etapas ou trechos.

Estas três propostas já haviam sido cadastradas em 2014 e permaneceram na fase de análise. Em 2015, o Ministério do Turismo não abriu o programa para a inserção de propostas voluntárias, apenas para emendas. E, em 2016, a Administração Municipal realizou o cadastro em tempo hábil, tendo, inclusive, oficializado ao Ministério do Turismo as propostas inscritas. O Governo Municipal segue monitorando o andamento dos projetos inscritos para dar continuidade e sequência às propostas cadastradas em Brasília.