15/03/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis registrou 81 focos do mosquito Aedes aegypti em janeiro e fevereiro

No Município, os reservatórios de água da chuva são o principal meio de criação do mosquito

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde localizou 81 focos de criação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Os 72 imóveis com focos identificados estão localizados em oito bairros, sendo os principais o Pousada da Neve, Vila Germânia, Centro e Juriti. Os reservatórios de água da chuva são o principal meios de criação.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social mantém sete agentes de endemias no trabalho de monitoramento do mosquito Aedes aegypti. Em janeiro e fevereiro, o grupo de profissionais esteve em 7.777 imóveis da zona urbana, onde foram localizadas 232 amostras de material, totalizando 1.469 exemplares (larvas, pupas e mosquitos adultos).

Após a análise no laboratório do Município, 375 exemplares foram confirmados como Aedes aegypti, levando à identificação de 81 focos de criação, distribuídos em 72 imóveis urbanos.

Pousada da Neve (13), Vila Germânia (12), Centro (10), Juriti (10), Logradouro (9), Piá (9), Bavária (6) e Vale Verde (3) são os oito bairros em que foram localizados focos de criação do Aedes aegypti. Não foram localizados focos na Vila Olinda, Recanto dos Plátanos e Recanto do Sossego.

As 7.777 visitas a imóveis indicam ainda que os reservatórios de água da chuva, tonéis e pequenos depósitos de água (potes e baldes) são o principal criadouro do mosquito em Nova Petrópolis. “Nossa boa compreensão ambiental, econômica e social nos faz armazenar água da chuva, para aproveitá-la no dia a dia. Mas essas ações não podem colocar em risco a saúde coletiva. Temos que tampar, colocar telas ou até mesmo tratar a água destes reservatórios e inspecioná-los regularmente”, afirma o coordenador Rafael Aguiar Altreiter.

O Município de Nova Petrópolis é classificado como “infestado” pelo Aedes aegypti desde 2018. Em 2022, ainda não foram identificados casos positivos de dengue, chikungunya e zika vírus. “No entanto, diante dos dados alarmantes de janeiro e fevereiro, podemos estar às vésperas de um surto na nossa cidade. Não podemos deixar que isso ocorra. E, para tanto, devemos acabar com as chances deste mosquito nascer”, finaliza o coordenador.

Esclarecimentos e denúncias envolvendo focos de criação do mosquito podem ser realizados pelo número (54) 3298-2664 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.