19/12/2022

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis recolhe mais de 22 toneladas de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha em 2022

Em 2023 haverá novas coletas em março, junho, setembro e dezembro

Durante as ações de sustentabilidade promovidas pela Prefeitura de Nova Petrópolis, em 2022, para recolhimento de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha, foram destinados corretamente 21.425 quilos de materiais e 1.040 litros de óleo. Nesse trabalho, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apenas na edição de dezembro deste ano, 4.150 quilos de lixo eletrônico, 2.600 quilos de vidro e 350 litros óleo de cozinha deixaram de ser descartados de forma irregular na cidade. A ação faz parte do projeto de sustentabilidade “Eu cuido Nova Petrópolis”.

A coleta destes materiais foi realizada em quatro oportunidades ao longo de 2022, em março, junho, setembro e dezembro. Novas datas já estão definidas para 2023, quando o recolhimento ocorrerá na segunda sexta-feira e no segundo sábado dos mesmos meses, em horários previamente estabelecidos e locais a serem divulgados.

O recolhimento e a destinação ecologicamente correta dos resíduos contam com a parceria das empresas Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos (lixo eletrônico), Biodiversidade – Coleta de Óleo Vegetal e Junges Soluções em Limpeza Urbana (vidros).

Confira abaixo as próximas datas e os horários, e programe-se.

MARÇO

- Sexta (10/03), das 8h às 17h

- Sábado (11/03), das 8h às 11h30

JUNHO

- Sexta (09/06), das 8h às 17h

- Sábado (10/06), das 8h às 11h30

SETEMBRO

- Sexta (08/09), das 8h às 17h

- Sábado (09/09), das 8h às 11h30

DEZEMBRO – 8 e 9/12

- Sexta (08/12), das 8h às 17h

- Sábado (09/12), das 8h às 11h30

Conheça o projeto “Eu cuido Nova Petrópolis”

O “Eu cuido Nova Petrópolis” faz parte dos esforços da Administração Municipal para estimular ações sociais e ambientais nos munícipes. Entre as práticas sustentáveis previstas estão a coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, latas de tinta, e embalagens de agrotóxicos, recolhimento de móveis usados, podas, pilhas usadas e lixo orgânico.

Entre as ações sociais constam a Campanha do Agasalho, Farmácia Solidária, coleta de garrafas pet, feiras de adoção de animais, troca de livros por plantas, doação de alimento, móveis e eletrodomésticos, e coleta de tampas de garrafas. As atividades são divulgadas periodicamente pela Prefeitura.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP