15/06/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis recebeu 305 doses da vacina de Oxford na segunda-feira

Município também recebeu 294 vacinas da Pfizer, que serão aplicadas após ajustes nas seringas

Após problemas de logística e em cálculos de distribuição da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Nova Petrópolis recebeu nesta segunda-feira, 14 de junho, 305 doses de vacina da marca Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz). A maior parte delas está disponível nesta terça-feira, 15 de junho, nos sete postos de saúde, para motoristas (CNH categorias C, D ou E) e para pessoas de 59 anos sem comorbidades.

As primeiras 55 doses da Covishield chegaram a Nova Petrópolis ao meio-dia de segunda-feira e foram aplicadas no posto de saúde do centro ao longo da tarde. No fim da tarde o Município recebeu mais 250 doses. Deste total, 180 estão disponíveis nos sete postos de saúde nesta terça-feira e 70 serão recebidas pelas pessoas que têm a segunda dose agendada para a quarta-feira, 16 de junho.

As salas de vacinação dos postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Motoristas precisam apresentar a CNH na categoria C, D ou E, que também serve como documento oficial.

Conforme dados apurados pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social na segunda-feira, 14 de junho, Nova Petrópolis tem 284 moradores na idade de 59 anos. Destes, 171 já haviam sido vacinados.

VACINA DA PFIZER

No fim da tarde da segunda-feira Nova Petrópolis também recebeu 294 doses de vacina da marca Comirnaty (Pfizer/Biontech). No entanto, o Estado não enviou as seringas recomendas para a aplicação deste imunizante, que precisa ser manejado em condições especiais.

Durante a manhã desta terça-feira, 15 de junho, funcionários do setor de vacinação estão realizando testes com seringas de outro modelo, que estão no estoque da Prefeitura, para verificar se as seringas convencionais são capazes de retirar as seis doses que há em cada frasco.

Conforme os resultados dos testes, será divulgado o uso das 294 vacinas da Pfizer e a sequência da vacinação no Município.

SEGUNDA DOSE

Nova Petrópolis conta com 70 unidades da vacina Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz) para a aplicação das segundas doses agendadas para o dia 16, 17 e 18 de junho.

Também há aplicação de segundas doses agendadas para o dia 19 de junho. Estas vacinas ainda não foram recebidas pelo Município, mas já há uma informação por parte do Estado de que chegarão a tempo.