13/05/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis recebe visitas do Consulado da República Tcheca

Cônsul Viktor Dolista e cônsul honorário Fernando Lorenz participam de atividades relacionadas à imigração boêmia

Nos dias 12 e 13 de maio, Nova Petrópolis recebe a visita do cônsul da República Tcheca em São Paulo, Viktor Dolista, e do cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz. Durante os dois dias, os hóspedes oficiais participam de atividades relacionada à imigração boêmia e o seu legado cultural no Município.

Na manhã da quinta-feira, 12 de maio, Viktor e Fernando foram recebidos no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. A visita foi acompanhada pelo vice-presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, Nestor José Grings; além de Ary Antônio Hillebrand, Luciane Schommer e Álvaro Benevenuto Jr, que também integram a entidade.

Durante a tarde, os cônsules e o prefeito fizeram uma visita ao Museu de Família Hillebrand, mantido por Adelia e Ovidio Hillebrand, em Linha Imperial.

Na sequência, o grupo participou da inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia, instalado junto ao Moinho e Serraria Hillebrand, em Linha Imperial. A homenagem é uma iniciativa da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, presidida por Cláudio Hillebrand.

“Temos em Nova Petrópolis uma rica participação histórica e cultural das mais de 200 famílias que vieram da Boêmia. Não menos importante é o trabalho da Associação de Descendentes, que trabalha incansavelmente para preservar todo este legado. Portanto, o dia de hoje, em que os cônsules nos honram com suas visitas, ficará marcado na história de Nova Petrópolis”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Conhecidos historicamente como “alemães do sul”, os boêmios constituíram o terceiro movimento de migração da formação do atual Município de Nova Petrópolis, estabelecendo-se nas localidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe e Nove Colônias a partir de 1870. Em razão desta característica histórica, essa região do interior do Município é identificada como Distrito dos Boêmios. Atualmente, a antiga região do Reino da Boêmia faz parte da República Tcheca.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP