17/03/2022

Nova Petrópolis recebe o II Fórum Estadual de Energia Solar

Programa municipal de desconto no IPTU para imóveis que usam energias renováveis é um dos destaques

Nos dias 17 e 18 de março, acontece no Centro de Eventos de Nova Petrópolis o II Fórum Estadual de Energia Solar. E no sábado, dia 19, das 9h às 18h, a Rua Coberta recebe a Feira Solar, evento aberto ao público e com entrada gratuita. Na manhã desta quinta-feira, 17, o vice-prefeito Martim Wissmann participou da abertura oficial do Fórum. À tarde, a secretária municipal da Fazenda, Ariane Cristina Berti, foi uma das painelistas do evento.

A abertura oficial do II Fórum Estadual de Energia Solar contou com a presença do vice-prefeito de Nova Petrópolis, Martim Wissmann; do deputado estadual Zé Nunes; do diretor do Departamento de Energia da Secretaria da Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Eberson Silveira; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Elvio Luiz Gianni; e do professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordenador do evento, Tiago Cassol Severo. Representantes de diversas entidades também estiveram presentes.

Em seu discurso, o vice-prefeito Martim Wissmann destacou a grande importância da energia solar para o futuro sustentável do planeta. Da mesma forma, lembrou que Nova Petrópolis conta com várias empresas que atuam com a instalação de equipamentos de energia solar, gerando empregos e fortalecendo a economia local. “Em nosso Município, cada vez mais vemos casas, propriedades rurais e empresas de toda ordem utilizando as placas solares e gerando energia”.

Ao longo dos dois dias, mais de 25 painelistas de diversos estados do Brasil apresentam experiências de sucesso ligados à energia solar. Na tarde da quinta-feira, 17, a secretária de Fazenda de Nova Petrópolis, Ariane Cristina Berti, explanou sobre o Programa Municipal de Descontos e Isenções de IPTU, criado em 2021. Através dele, imóveis domiciliares em que há uso de energias renováveis obtêm desconto de 20% no IPTU. “Percebemos que a tecnologia da energia solar está avançando no sentido de se tornar cada vez mais popular e acessível, oportunizando a um maior número de pessoas a implantação e geração de energia limpa e renovável”, conclui a secretária.

No sábado, 19 de março, acontece a Feira Solar, das 9h às 18h na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O evento faz parte do II Fórum Estadual de Energia Solar e integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Cerca de 20 empresas ligada à energia solar estarão expondo seus produtos ao público.

Crédito das fotos: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP