18/08/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis recebe o Fogo Simbólico da Pátria

Cerimônia de recebimento ocorreu na Rua Coberta, com posterior condução da chama até a Brigada Militar

Nova Petrópolis recebeu o Fogo Simbólico da Pátria na tarde da quarta-feira, 17 de agosto, em cerimônia realizada na Rua Coberta. A entrega foi realizada por representantes da Liga da Defesa Nacional, que repassaram a centelha ao prefeito Jorge Darlei Wolf e ao vice-prefeito Martim Wissmann. Após a cerimônia, o Fogo Simbólico foi conduzido por atletas da Nova Runners até o quartel da Brigada Militar, onde permanecerá até o dia 1º de setembro, quando voltará à Rua Coberta para o início da programação da Semana da Pátria.

A 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria tem o Bicentenário da Independência do Brasil como temática em âmbito nacional e estadual. Em Nova Petrópolis a temática escolhida para a Semana da Pátria de 2022 é a 25ª Feira do Livro, com o lema “Onde se semeia a leitura, as ideias florescem”.

“O tema da Feira do Livro é uma escolha muito feliz, já que estamos em uma cidade que valoriza muito a leitura e a educação. Isso também é civismo, pois estamos tratando da formação de nossos cidadãos do futuro”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

O patrono da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, Éderson Moreira dos Santos (Gaudêncio Terra), participou da cerimônia, representando o evento que ocorre de 3 a 10 de outubro.

Encerrada a cerimônia na Rua Coberta, um grupo de atletas da Nova Runners conduziu o Fogo Simbólico da Pátria até o quartel da Brigada Militar, sendo recebida pelo tenente Mateus Pelizzaro. A chama permanecerá sob os cuidados da corporação até o dia 1º de setembro, quando voltará à Rua Coberta para o início da programação da Semana da Pátria.

As atividades da Semana da Pátria em Nova Petrópolis serão realizadas de 1º a 7 de setembro, na Rua Coberta. Em caso de chuva, a programação ocorrerá normalmente.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger | Comunicação PMNP