12/08/2013

Nova Petrópolis recebe máquina do governo federal

Prefeito Regis Hahn recebeu chave das mãos da presidente Dilma Roussef...

Na tarde de sábado, (10), a comitiva de Nova Petrópolis formada pelo prefeito Regis Luiz Hahn, os secretários de Planejamento, Luiz Candido Kehl e de Obras, Oraci de Freitas, além do vereador Simplício Schwantes e do operador de máquinas, Rudimar Berti, foi até a FIERGS, em Porto Alegre, receber uma retroescavadeira por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O prefeito Regis Hahn recebeu as chaves da máquina da presidente Dilma Roussef, em solenidade que contou também com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
Na ocasião, 40 municípios com até 50 mil habitantes receberam as retroescavadeiras do governo federal, totalizando um investimento de R$ 6,2 milhões na compra das máquinas. Com essa entrega, o governo federal já contabiliza 393 municípios gaúchos que receberam o maquinário. De acordo com o governo federal, 135 mil pessoas serão beneficiadas, sendo que 25 mil são agricultores familiares. No total, 5,6 mil cidades do Brasil serão beneficiadas com a entrega das máquinas até o final do programa.
“Essas máquinas vão auxiliar muito esses municípios com grandes extensões de estradas vicinais. Essa ação mostra o comprometimento do governo federal em desenvolver políticas voltadas para o meio rural”, salientou a presidente. Para o governador do Estado, Tarso Genro, o programa é de vital importância para o crescimento das cidades contempladas. “Máquinas como essas representam um ganho inestimável para essas cidades. Talvez prefeitos de grandes cidades não compreendam a importância de um programa como esse, que pode parecer pequeno, mas faz muita diferença”, disse.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, as máquinas trazem uma nova realidade para quem vive no campo, “Esses equipamentos vão melhorar a qualidade de vida de quem vive no meio rural”, destacou. Para o prefeito Regis Hahn, Nova Petrópolis recebeu a oportunidade de acelerar o desenvolvimento do setor primário. “Essa máquina representa muito para o povo da nossa cidade. Vamos fazer melhorias para a população do campo, que tanto trabalha e merece condições de vida cada vez melhores”, destacou.
A retroescavadeira, que foi transportada de forma gratuita pela empresa Plenoterra Planagem, de Linha Imperial, do estacionamento da FIERGS até Nova Petrópolis já se encontra na garagem da Prefeitura Municipal. A previsão é que a máquina comece a ser usada dentro de uma semana, após receber alguns melhoramentos e ser devidamente emplacada.