27/02/2024

Nova Petrópolis recebe comitiva da cidade coirmã de Emmelshausen

Grupo de 19 visitantes da Alemanha permanece em Nova Petrópolis no período de 1º a 6 de março

Nova Petrópolis recebe na tarde da sexta-feira, 1º de março, uma comitiva de 19 visitantes da cidade coirmã de Emmelshausen, na Alemanha. O grupo permanece no município até o dia 6 de março para participar dos festejos do 69º aniversário de Nova Petrópolis e dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, com diversos compromissos e agenda de visitas neste período.

Situada na região do Hunsrück, no estado alemão da Renânia-Palatinado, a cidade de Emmelshausen tem irmandade firmada com Nova Petrópolis desde 2019.

Entre os integrantes da comitiva alemã estará o vereador de Emmelshausen, Alfred Muders, um dos interlocutores do processo de irmandade e que esteve em Nova Petrópolis em maio de 2023, tratando de detalhes da visita em 2024 junto com o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Durante a estadia em Nova Petrópolis, a comitiva alemã fará diversas visitas a pontos turísticos da cidade, como o Parque Aldeia do Imigrante e o Ninho das Águias. Também ocorrerão recepções em estabelecimentos públicos, como a Prefeitura, Escola “Enio Spier” e Unidade Básica de Saúde “Bárbara Maix”.

No sábado, dia 2 de março, às 15h, a comitiva alemã participará da inauguração de um monumento comemorativo ao Bicentenário no Esculturas Parque Pedras do Silêncio. A obra foi concebida em parceria com o artista alemão Hermann Josef Wilhelm e representa uma homenagem à jornada dos primeiros imigrantes alemães e seu legado de contribuições para a construção do Brasil. Com mais de três metros de altura, o monumento apresenta inscrições em alemão e português, simbolizando a ideia de que “a vida nos leva por caminhos inesperados, e que devemos abraçar esses desvios em nossa jornada”.

No domingo, 3 de março, a comitiva de visitantes estará presente nos shows que celebrarão o aniversário de Nova Petrópolis, a partir das 17h, na Rua Coberta.

Na segunda-feira, 4 de março, às 15h30, acontecerá o descerramento de uma placa em homenagem a Emmelshausen junto ao Monumento à Irmandade, na Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial. O local já conta com homenagens dedicadas às cidades coirmãs de Sunchales, na Argentina, e Jablonec nad Nisou, na República Tcheca.

RETRIBUIÇÃO

Ainda em 2024, uma comitiva de Nova Petrópolis retribuirá Emmelshausen, visitando a cidade coirmã durante as festividades da Weinmarkt (Feira do Vinho), nos dias 24 e 25 de agosto. Na ocasião, será inaugurado um monumento em homenagem a Nova Petrópolis, situado sobre uma das rótulas da avenida principal da cidade.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP