27/08/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis recebe centelha da Chama da Pátria

Programação da Semana da Pátria terá início dia 1º de setembro...

A centelha da Chama da Pátria foi recebida em Nova Petrópolis na manhã de terça-feira, 25 de agosto. O Fogo Simbólico foi aceso em ato solene realizado no Parque Aldeia do Imigrante, com as presenças do Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, representando a Liga da Defesa Nacional do RS, do vice-prefeito em Exercício, Gregor Hermann, da secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Cíntia Hansen Reisdoerfer, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto e demais autoridades Municipais.

Este ano, a corrida do Fogo Simbólico possui, a nível nacional, o tema “Meu jeito de ser brasileiro”, além de homenagear o poeta de Olavo Bilac, um dos fundadores da Liga de Defesa Nacional. A nível Municipal, a corrida da chama homenageia o ex-professor Renato Urbano Seibt, pela importância de seu trabalho como educador em Nova Petrópolis.

Na solenidade de chegada da Chama Cívica, o Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, que entregou a centelha da chama ao prefeito em Exercício, Gregor Hermann, para o acendimento do Fogo Simbólico, destacou o significado de tal rito. “Mais uma vez Nova Petrópolis, essa bela cidade, recebe essa centelha, símbolo de civismo, boa conduta e respeito, virtudes que todos nós devemos cultivar”, disse o Coronel Ferreira.

Para o prefeito em Exercício, Gregor Hermann, a Chama da Pátria serve também para lembrar as pessoas de que devem fazer a sua parte para tornar o Brasil um país ainda melhor. “Esse é o momento ideal para refletirmos sobre o papel que desempenhamos enquanto brasileiros. Aprendemos ainda na Escola o que singnifica ser um cidadão correto e honesto e aprendizados como esse jamais devem ser esquecidos”, pontuou Hermann em seu discurso.

Também participaram do ato solene os estudantes das Escolas Luiz Loeser e Otto Hoffmann, acompanhados de professores e diretores das Escolas. Ao final da solenidade, os estudantes das instituições de ensino conduziram o Fogo Simbólico até a sede da Brigada Militar. A Chama Cívica será transferida para Praça das Flores no dia 1º de setembro, ato que dará início às comemorações da Semana da Pátria. Confira abaixo a programação da Semana da Pátria 2015:

Programação da Semana da Pátria (De 1º a 07 de setembro 2015)

1º de setembro

Local: Praça das Flores

Atividades: Abertura da Semana da Pátria; Recepção do Fogo Simbólico;

Hasteamento das bandeiras e hora cívica.

Participantes: Prefeitura Municipal; Escolas Bom Pastor e Pedro Beck Filho; Conselho Municipal de Política Agrícola; Conselho Municipal de Saúde; Consepro; Orquestra de Sopros; Comude; APAE; Prefeito, vice-prefeito, assessor e vereadores mirins.

Atividades: Hora cívica sob a responsabilidade de Escola com entidades.

Participantes: Escolas 1º de Maio e São José; EMEIs Jacob Jaeger e Profª Ignez Cechinni Deppe; Emater; COAPEL; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Calçadista; EBCT; Cetanp; Conselho do Meio Ambiente; Tabelionato; Ofício de Registro Civil; Biblioteca Pública; Esporte Clube Nova Petrópolis; Departamento de Cultura; Conselho Municipal de Cultura; Associação Nostra América; Associação Tannenwald.

Atividades: Hora cívica sob a responsabilidade de Escola com entidades.

Participantes: Escola Otto Hoffmann; Colégio Frederico Michaelsen; EMEI Ottinho; APAE; Jornal O Diário; Jornal A Ponte; Jornal de Nova Petrópolis; Jornal Nossa Terra; Rádio Inova; Rádio Imperial; Revista Expansão; ATURMA;

Conselho Municipal de Educação; Assistência Social.

Atividades: Hora cívica sob a responsabilidade de Escola com entidades.

Participantes: Escolas Padre Amstad e Piá; Juiz de Direito; Promotoria de Justiça; Conselho de Alimentação Escolar; Caixa Econômica Federal; Banrisul; Sicredi; Bradesco; Banco do Brasil;  Ppd’s Azaléia; Associação dos Descentes da Boêmia.

Atividades: Hora cívica sob a responsabilidade de Escola com entidades.

Participantes: Escola Augusto Guilherme Gaedicke e Colégio Padre Werner; Corsan; ACINP;  Associação dos Universitários; Comdica e Taekwondo Clube; Conselho Tutelar; Câmara de Vereadores; OASE; Rota Romântica; Associação Theodor Amstad.

Atividades: Hora cívica sob a responsabilidade de Escola com entidades.

Participantes: Casa Cooperativa; Casa Cooperativa; ASCA; Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal do Idoso; Grupos de 3ª Idade; Associação de Bandas e Conjuntos Musicais; Associação Tempo Presente; Associação de Coros e Coristas; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Brigada Militar.

Atividades: Hora cívica sob a responsabilidade de Escola com entidades.

Participantes: Prefeitura Municipal; Escola Luiz Loeser; Banda Municipal; Equipe Ecumênica; Associação de Grupos Folclóricos; Corpo de Bombeiros Voluntários; Fundo de Turismo; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal do FUNDEB; CTG Pousada da Serra; Prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins.