01/06/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis realizou atividades alusivas ao Maio Vermelho

Movimento visa a prevenção e conscientização da população sobre o câncer de boca

Nova Petrópolis participou da programação do Maio Vermelho, uma campanha que existe para prevenir e conscientizar a respeito do câncer de boca. Durante o mês, o Município contou com várias ações de conscientização, voltadas tanto para a população quanto para as equipes de odontologia da Secretaria de Saúde.

As equipes dos postos de saúde participaram da programação do Maio Vermelho com diversos tipos de atividades. Ao longo do mês, a UBS Pinhal Alto foi decorada com um mural informativo a respeito do tema, organizado pelos profissionais da unidade. Outra ação do Maio Vermelho foi o exame bucal preventivo, realizado pela equipe da UBS Vila Germânia. Já nos postos de saúde dos bairros Piá e Vale Verde, profissionais de saúde bucal levaram orientações ao público nas salas de espera.

A prevenção ao câncer bucal também foi tema de atividades realizadas no dia 9, com o grupo de artesanato da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Alpina, no Bairro Pousada da Neve. Além de palestras e dinâmicas de grupo, a ação contou com a participação da dentista Adriana Nolla, da Secretaria Municipal de Saúde, e profissionais da Aapecan (Associação de apoio a pessoas com câncer), de Caxias do Sul.

Já no dia 25 de maio, aconteceu uma etapa de Educação Permanente com a equipe de saúde bucal do Município. Durante o mês de maio, a fachada da Prefeitura recebeu iluminação vermelha, chamando a atenção para o tema trabalhado nas unidades de saúde.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP