23/05/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis realizou a 9ª Semana de Luta Antimanicomial

Atividades alusivas ao tema foram realizadas de 16 a 20 de maio

De 16 a 20 de maio, Nova Petrópolis realizou atividades alusivas à 9ª Semana de Luta Antimanicomial. A programação organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) envolveu oficinas terapêuticas, yoga, caminhada, roda de conversa e a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Nova Petrópolis.

Conforme a coordenadora do Caps, a psicóloga Carina Correa da Silva, a Semana de Luta Antimanicomial se ocupa lutar contra o modelo de atenção em saúde mental centrado no tratamento com internações de longa permanência em manicômios. “Também é um tempo de celebrar e dar luminosidade a todas as inciativas e atividades que vão na contramão disso, como as oficinas terapêuticas e os diversos espaços e atividades que propiciem a inserção dos usuários”, afirma a coordenadora.

As oficinas terapêuticas realizadas durante a semana envolveram confecção de cartazes e horta. Em outro momento, usuários do caps participaram de uma sessão de yoga. Na quarta-feira, 18 de maio, o tema “saúde mental começa na infância” foi debatido em uma roda de conversa aberta ao público. E para dar visibilidade à Luta Antimanicomial, na manhã da sexta-feira, 20, aconteceu uma caminhada pelas ruas do Centro, marcando o encerramento da programação. Durante a atividade, profissionais e usuários carregaram cartazes confeccionados na oficina e distribuíram sementes de girassol.

Também na manhã da sexta-feira, durante a oficina de horta, aconteceu o plantio da árvore-símbolo do evento. A bergamoteira plantada nas dependências do Caps de Nova Petrópolis foi doada pelo Viveiro Bom Pastor. A atividade contou com a contou com a participação do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.

Crédito da foto: Flavia Azolin/Comunicação PMNP