30/04/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nova Petrópolis realiza intercâmbio com a República Tcheca

Cônsul e trio de músicos estiveram no Município no último domingo...

O prefeito Regis Luiz Hahn, as Soberanas Folclore Alemão e integrantes da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia receberam o Cônsul da República Tcheca em São Paulo, Pavel Prochâzka e os músicos do Trio Smetana no último domingo, dia 27 de abril, para um intercâmbio cultural.
A comitiva da República Tcheca foi recepcionada no Parque Aldeia do Imigrante, onde o grupo conheceu o Museu Histórico Municipal, assistiu a uma apresentação do Böhmerlandtanzgruppe, dançou junto com os integrantes do grupo folclórico e saboreou um tradicional café colonial no salão da aldeia.
No domingo à noite, o Trio Smetana, reconhecido grupo vindo da República Tcheca, apresentou o melhor da música de câmara para a Cidade Jardim da Serra Gaúcha. O público lotou o auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann para assistir o concerto dos músicos Jitka Cechová (piano), Jiri Vodicka (violino) e Jan Palenicek (violoncelo).
O Trio Smetana foi fundado em 1934 pelo lendário pianista tcheco, Josef Pálenicek e é hoje um dos mais prestigiados conjuntos da atualidade. Os seus membros atuais dão continuidade ao ideal criado pelos seus antecessores e por outros significantes solistas da arte de interpretar do século XX que se cruzaram no campo da música de câmara.
O concerto contou com a presença do prefeito Regis Luiz Hahn e primeira-dama Marion Spier Hahn; do vice-prefeito Gregor Hermann e segunda-dama Paula do Amaral; secretários municipais, integrantes do Departamento de Cultura do Município e da Rainha do Folclore Alemão, Márcia Raimann. A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciane Schommer e o presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia, Nestor Grings também prestigiaram o evento.
A apresentação foi uma realização da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia, do Consulado Geral da República Tcheca no Brasil e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.