06/10/2015

Nova Petrópolis realiza I Semana de Atenção à Saúde Auditiva

Atividades ocorrem de 13 a 16 de outubro em todo o Município...

A I Semana de Atenção à Saúde Auditiva de Nova Petrópolis será realizada de 13 a 16 de outubro, em todos os territórios cobertos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que compreende 100% do Município. O objetivo desta iniciativa é qualificar e fortalecer a atenção à saúde auditiva em Nova Petrópolis. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social por meio das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra).

Segundo a fonoaudióloga Aline Almeida, o Município tem uma fila de espera de pacientes encaminhados ao serviço de referência em saúde auditiva que ultrapassa dois anos. “Nova Petrópolis tem 21 vagas por ano no serviço de referência, que fica em Caxias do Sul, e, atualmente, temos 47 pacientes na lista de espera”, disse. Após análise dessa fila e realização de levantamento da demanda junto aos territórios, constatou-se a necessidade de realizar ações individuais e coletivas com envolvimento de equipes multiprofissionais e trabalho interdisciplinar, orientando e conscientizando a população acerca dos cuidados com a saúde auditiva. “Por isso, pela primeira vez em Nova Petrópolis, faremos um evento voltado à importância da saúde auditiva, que interfere na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem, entre outros aspectos da saúde humana”, ponderou.

Além disso, durante a Semana de Atenção à Saúde Auditiva serão realizadas triagens auditivas para os usuários que estão em fila de espera, assim como para a população em geral com queixas relacionadas a audição. A comunidade também poderá acompanhar palestras sobre “Exposição a agentes nocivos à saúde auditiva” e “Prevenção de acidentes de trabalho em zona rural”. As palestras serão realizadas no Centro Social do Pinhal Alto, dia 13 de outubro, às 14h; na UBS Vale do Caí, dia 14, às 10h, na UBS Linha Brasil, dia 14, às 14h; e, na UBS Centro, dia 15 de outubro, às 14h.

“Com vistas a minimizar o dano da deficiência auditiva na população é preciso estruturar uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada que estabeleça uma linha de cuidados integrais e integrados no manejo das principais causas da deficiência auditiva. No entanto, para consolidar a organização dessa linha de cuidados integrais, um passo inadiável é avançar nas ações realizadas no âmbito da promoção de saúde e prevenção dos agravos. Por meio destas práticas é possível evitar prejuízos que podem comprometer a qualidade de vida da população”, avaliou a fonoaudióloga Aline Almeida.

Conforme a coordenadora do NASF, psicóloga Camila Maganha, o trabalho desenvolvido pela fonoaudióloga há um ano na equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, amplia o entendimento dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família. “Aline atua no apoio à atenção básica, realiza atendimentos individuais e compartilhados, promove ações de prevenção e promoção à saúde auditiva, visitas domiciliares, discussão de casos, entre outras atividades”, citou.

Participe das ações de Atenção à Saúde Auditiva em seu território:

13/10/2015 - Terça-feira

Horário: 08h15min às 11h15min / 13h30min às 16h30min

Local: ESF Pinhal Alto

- Triagem auditiva dos usuários em fila de espera e usuários com queixas auditivas detectados pela ESF.

- 14h - Palestra no Centro Social do Pinhal Alto sobre “Exposição a agentes nocivos à saúde auditiva” e “Prevenção de acidentes de trabalho em zona rural”.

14/10/2015 – Quarta-feira

Local: ESF Vale do Caí

- 10h - Palestra na Unidade de Saúde sobre “Exposição a agentes nocivos à saúde auditiva” e “Prevenção de acidentes de trabalho em zona rural”.

14/10/2015 – Quarta-feira

Horário: 13h30min às 16h30min

Local: ESF Linha Brasil

- 14h - Palestra na Unidade de Saúde sobre “Exposição a agentes nocivos à saúde auditiva” e “Prevenção de acidentes de trabalho em zona rural”.

15/10/2015 – Quinta-feira

Horário: 08h às 11h30min / 13h30min às 16h30min

Local: UBS Centro (usuários das ESFs Alpina, Centro, Piá, Vale Verde e Vila Germânia)

- Triagem Auditiva dos usuários em fila de espera e usuários com queixas auditivas detectados pela ESF.

- 14h - Palestra na Unidade Básica de Saúde sobre “Exposição a agentes nocivos à saúde auditiva” e “Prevenção de acidentes de trabalho em zona rural”.

16/10/2015 – Sexta-feira

Horário: 08h às 11h30min

16/10/2015 – Sexta-feira

Horário: 14h / Local: UBS Centro

Ação global, em coletiva de imprensa ,destinada a toda população com o objetivo de apresentar os resultados das ações realizadas durante a semana e debater a saúde auditiva.