05/02/2014

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis realiza Festa do Figo dias 08 e 09 de fevereiro

Evento integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha...

Nova Petrópolis celebra a pujança do setor agrícola durante a 41ª Festa do Figo. O evento ocorre neste sábado e domingo, dias 08 e 09 de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, na localidade de Linha Brasil, distante 15 km do Centro do Município.
Mais de 12 mil pessoas são esperadas para os dois dias de festa. O público poderá conferir mais de 400 expositores de figo e outros produtos agrícolas, mais de dez expositores de máquinas e implementos, além da feira de frutas, produtos agroindustriais, artesanato, apresentações culturais e muita música.
As soberanas da 41ª Festa do Figo, Rainha Mariana Carolina Marcon e Princesas Bianca Janine Seibt e Marciane Martina Ruppenthal, cumpriram uma extensa agenda de compromissos para divulgação do evento em oito cidades da região, fazendo quase 60 visitas. A corte e a comissão organizadora do evento esperam comunidade e visitantes para esta grande festa.
Segundo o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Seefeld, não haverá cobrança de ingresso para a programação de sábado; no domingo o valor do ingresso será de R$ 5, sendo que, ao comprar o ticket o comprador concorre a cinco prêmios (uma motocicleta 125, uma TV 32”, um tablet, um microondas e uma bicicleta). Nos dois dias de festa será servido churrasco ao valor de R$ 20, por pessoa. “Quem almoçar no domingo terá livre acesso aos shows e à toda programação de domingo”, explicou Seefeld.
A Festa do Figo é uma construção cooperativa das comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe. Anualmente, uma das comunidades mobiliza-se para promover o evento. A produção de figo é extremamente representativa para Nova Petrópolis. É a terceira cultura mais importante no Município e a que mais expande.
Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, Nova Petrópolis possui cerca de 70 produtores familiares de figo, que são responsáveis por uma produção de mais de 400 toneladas por ano, produzidas em mais de 40 hectares. “Cerca de 80% dessa produção é comercializada para Cooperativa Agropecuária Piá para a industrialização. O restante da produção é comercializada na Ceasa, consumida in natura e por indústrias caseiras de doces”, disse. Dall’Agnol acrescenta ainda que 25% do que a Cooperativa Piá beneficia vem de produtores de Nova Petrópolis.
O prefeito Regis Luiz Hahn valoriza os produtores da fruta e incentiva a manutenção dos trabalhadores no setor primário. Para tanto, o prefeito Lelo concedeu o repasse de R$ 10 mil para a realização da 41ª Festa do Figo à Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. Além disso, o prefeito aprimorou o Programa Municipal de Fruticultura subsidiando e incentivando agricultores interessados no plantio de figueiras (ou outras espécies frutíferas), oferencendo: incentivo para a realização de curso sobre fruticultura no Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP), serviço de preparo do solo com máquina pesada (subsídio de 30%), círculo de máquinas (subsídio 4L óleo/hora), análise de solo (subsídio de 50%), transporte de calcário (subsídio de 100%) e transporte de adubo orgânico (subsídio de 100%), mudas de figueiras (subsídio de 41,66%, em função significativa melhora na qualidade das mudas adquiridas) e apoio na organização da produção eda comercialização.
A 41ª Festa do Figo será realizada sábado e domingo, dias 08 e 09 de fevereiro, a partir das 10h, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. O evento é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e conta com o apoio da prefeitura de Nova Petrópolis, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG). Banrisul, Sicredi e Piá patrocinam a 41ª Festa do Figo de Nova Petrópolis.

Programação completa
Sábado – 08/02/14:
11h: Abertura oficial
12h: Almoço para expositores e público em geral (R$20, por pessoa)
14h: Premiação dos expositores
15h: Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Linha Brasil e Linha Araripe
16h: Banda Bom de Baile
Exposição de figos e produtos agrícolas
Exposição de máquinas e implementos
Feira de frutas, produtos agroindustriais, artesanato

Domingo – 09/02/14:
10h: Culto Ecumênico