05/10/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis realiza ações da Semana Municipal da Adoção e Proteção aos Animais

Feira de adoção de cães acontecerá sexta-feira, das 9h às 16h na Rua Coberta

De 4 a 8 de outubro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis promove atividades da Semana Municipal da Adoção e Proteção dos Animais. As ações estão concentradas nas escolas e na realização de uma feira de adoção de cães, evento que acontecerá sexta-feira, 8 de outubro, das 9h às 16h, na Rua Coberta.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, as atividades da Semana Municipal da Adoção e Proteção dos Animais se alinham com trabalhos diferenciados que já vêm sendo realizados nas escolas. “Existem excelentes iniciativas em andamento nas escolas e a programação deste ano visa dar visibilidade e ampliar estas ações”, afirma.

Em uma das ações em andamento, alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho, de Linha Temerária, estão desenvolvendo o projeto OPA (Operação Proteção de Animais), que busca mapear os locais com maior incidência de abandono de animais do município, bem como, promover a conscientização e adoção consciente.

Na segunda-feira, 4 de outubro, Cássia Hoffman, e a dirigente de serviço público municipal, Ana Paula Schenckel, estiveram com a turma de Linha Temerária para uma palestra sobre adoção e formas corretas de tratar animais domésticos.

Durante o projeto OPA, os alunos do 2º ano fizeram um levantamento sobre o abandono de cães e gatos em Nova Petrópolis. A partir do mapeamento, foi proposta a instalação de placas de conscientização nos pontos do Município considerados mais problemáticos. Nesta quinta-feira, 7 de outubro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e os alunos farão a instalação de placas nas localidades de Linha Temerária, Arroio Paixão e Tirol.

Na quarta-feira, 6 de outubro, o coordenador do curso de medicina veterinária da Faculdade Ideau, Sandro Ferrão, realizará palestra na Escola Municipal Augusto Guilherme Gaedicke, com o tema “bem-estar animal”.

SOLTURA DE ANIMAIS

Na turma pré-B1 da Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho Carinhoso, da Vila Germânia, foi desenvolvido um estudo sobre animais marsupiais. Por conta do trabalho já realizado, no dia 28 de setembro, a turma acompanhou a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em uma ação de soltura de uma gambá-de-orelha-branca na natureza. Na ocasião também foi solta uma coruja buraqueira. Os dois animais foram resgatados em situação de risco de receberam acompanhamento especializado antes do retorno à natureza.

Na terça-feira, 5 de outubro, houve a soltura de mais seis filhotes de gambás pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

FEIRA DE ADOÇÃO

Na sexta-feira, 8 de outubro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizará uma feira de adoção de cães na Rua Coberta. A ação acontecerá das 9h às 16h e marcará o encerramento da programação da Semana Municipal da Adoção e Proteção dos Animais.

A lista e as fotos dos cães resgatados pela Prefeitura e disponibilizados para adoção pode ser acessada a qualquer momento no site oficial do Município (www.novapetropolis.rs.gov.br), clicando no banner “Animais para adoção”. Também é possível acessar o material no perfil da Prefeitura de Nova Petrópolis no Instagram, acessando os “Destaques”.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP